Casal compra casa dos sonhos e, após cinco anos morando nela, descobre que não é o dono

Publicado em 3 de maio de 2023

O que era para ser a realização de um sonho se tornou um pesadelo para um casal australiano. Jess e Jackie Morecroft compraram a casa que sempre quiseram e, após cinco anos, descobriram que não são, legalmente, os donos da propriedade.
Segundo informações da ABC News Australia, eles pagaram mais de 1,2 milhão de dólares australianos pela casa em Mermaid Beach, no estado de Queensland, em 2018.
Cinco anos depois, a Justiça local determinou que a casa, que agora vale mais de 2,7 milhões de dólares, ainda pertence à dona anterior, Hind Issa, uma senhora de 83 anos, já que a propriedade nunca foi transferida para o nome do casal.
A casa foi vendida em um leilão de hipoteca, que acontece quando o dono não pagou as parcelas devidas. Issa entrou na Justiça e alegou que sua assinatura tinha sido falsificada por um parente.
A justiça descobriu, então, que o parente que forjou a assinatura da senhora pôs a casa como garantia de um empréstimo. Quando a casa foi confiscada, a idosa entrou com uma ação para demonstrar que ainda tinha interesse legal na propriedade.
Issa removeu a ação em troca de 40 mil dólares australianos, após negociação com a empresa que emprestou o dinheiro.
Sem terem consciência de nada disso, os Morecroft fecharam contrato de compra da casa de Issa, mas nunca conseguiram transferi-la para o nome deles. O casal se mudou para Mermaid Beach porque um dos filhos tem problema respiratório, e o ar do litoral faria bem à criança.
Em fevereiro deste ano, após uma longa batalha judicial, foi determinado que a hipoteca da casa foi criada por “fraude de outra pessoa”. Issa, que atualmente sofre de Alzheimer, está sendo representada pela filha.
“Acho que isso nos mostra que você pode comprar uma casa em um leilão, ficar com a casa, pagar por ela e ainda assim não ser o dono”, disse Jess Morecorft à ABC.
Apesar de os Morecroft não terem direito legal à casa, a Justiça decidiu que eles vão receber o valor atual da propriedade, de 2,7 milhões de dólares australianos, que deverá ser pago pela empresa que a vendeu por engano.
O casal também já gastou 300 mil com advogados e está preocupado em ter de desembolsar ainda mais dinheiro, ao entrar com novas ações para receber o que é devido.
Mas, na última audiência do caso, na sexta-feira (28), o tribunal disse que o governo de Queensland deveria ser responsabilizado por indenizar o casal dos gastos com a Justiça, já que os Morecroft foram vítimas de uma venda fraudulenta.
O governo ainda pode recorrer da decisão, mas os Morecroft disseram que isso já traria um grande alívio a eles.

Imagem: MONTAGEM R7/REPRODUÇÃO/YOUTUBE/ABC NEWS AUSTRALIA
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial