Coordenador de gestão acompanha e participa do programa ´Prato Cheio´, do governo do estado, que distribui mil refeições por dia em Campina

Publicado em 21 de junho de 2021

Iniciado no dia 19 de abril último, o programa Prato Cheio, implantado pelo governo do estado em Campina Grande distribui mil refeições por dia na cidade, atendendo pessoas em situação de rua e com vulnerabilidade social. Nesta segunda-feira (21) a secretária de Desenvolvimento Humano do estado, Ana Claúdia Vital do Rêgo, e o coordenador de gestão estadual Valdé Silveira estiveram visitando e acompanhando de perto o trabalho de preparação das refeições e a distribuição.
A preparação das refeições aconteceu na sede AABB, enquanto que a distribuição foi feita para centenas de pessoas no Largo do Açude novo. Valdé Silveira informou que todos os dias são servidos 200 cafés da manhã, 600 almoços e 200 jantas para as pessoas atendidas pelo programa, mas esses números tendem a aumentar gradativamente devido a dois fatores: a omissão do poder público municipal em ajudar aos necessitados, e a procura de várias outras pessoas carentes que também querem receber as refeições.
A iniciativa do governo do estado, conforme disseram Ana Cláudia e Valdé Silveira, alcançou nesta segunda-feira a marca de 52 mil refeições distribuídas na região de Campina Grande para as pessoas carentes. O trabalho é feito através de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Humano com o Instituto São José. “É de uma importância social imensa essa distribuição de refeições para as pessoas carentes, pois sabemos que a situação atual é muito grave, com pessoas sem trabalho, sem moradia e muitos até sem comida e o governo do estado, mostrando toda sua sensibilidade, está fazendo sua parte para ajudar essas pessoas. É até uma questão de humanidade”, comentou Valdé Silveira.

SENADOR ELOGIA O PROGRAMA
O Vice-Presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) elogiou, em postagem nas redes sociais, a iniciativa do Governo do Estado da Paraíba em instituir o programa “Prato Cheio” em Campina Grande, em socorro a pessoas carentes, que passaram a ter refeições gratuitas diariamente.
Ele disse que o programa vem matando a fome de centenas de campinenses que estão em situação de rua, sobretudo pela ausência dos restaurantes populares e das cozinhas comunitárias inaugurados na época em que Veneziano era prefeito de Campina Grande, mas desativados há mais de oito anos, pela gestão que antecedeu a atual.
Este fato também foi lembrado por Veneziano ao criticar a administração municipal que, mesmo nesta época em que as pessoas enfrentam uma pandemia sem precedentes, não teve, segundo ele, a sensibilidade para reabrir os equipamentos. Atualmente, apenas um restaurante popular funciona em Campina Grande, no centro da cidade, mantido pelo Governo do Estado.

Restaurantes Fechados – Na gestão de Veneziano como prefeito de Campina Grande a cidade ganhou dois restaurantes populares, sendo um no Centro, inaugurado em 2006; e outro no Distrito dos Mecânicos, inaugurado em 2009; além de 9 cozinhas comunitárias, instaladas no José Pinheiro, Malvinas, Galante, Bodocongó, Liberdade, São José da Mata, Pedregal, Jeremias e Catingueira, uma espécie de mini restaurantes populares. Ao todo, os restaurantes e as cozinhas forneciam mais de 7 mil refeições diárias. Todos foram desativados no início de 2013.

Apolinário Pimentel

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial