Datafolha: PT é o partido que mais ganhou filiados em 2021 e é o preferido de 28% dos brasileiros

Publicado em 1 de janeiro de 2022

Uma pesquisa do Instituto Datafolha apontou que o PT é o partido preferido de 28% dos entrevistados. Nenhum outro partido chegou a esse patamar. MDB e PSDB, que apareceram empatados na segunda posição, tiveram preferência de 2% dos entrevistados cada um.
Depois vêm PDT e PSOL, com 1% cada. Os demais partidos não chegaram a pontuar.
O Datafolha ouviu 3.666 pessoas entre os dias 13 e 16 de dezembro, em 191 cidade. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O resultado para o PT é o melhor que a sigla alcançou desde junho 2013, época das manifestações de rua que tiveram diversas motivações, mas, de modo geral, protestavam contra o sistema político. Em 2013, a presidente era a petista Dilma Rousseff.
A queda dos índices de preferência do partido continuou nos anos seguintes, muito impactada pela operação Lava Jato.
Mesmo assim, desde 1999 o PT lidera as pesquisas de preferência partidária do Datafolha.

PARTIDO QUE MAIS GANHOU FILIADOS EM 2021
O Partido dos Trabalhadores (PT) foi a legenda que mais ganhou novos filiados em 2021: 62.693 pessoas se juntaram à sigla do ex-presidente Lula (PT), favorito para as eleições presidenciais de 2022.
A sigla bateu um recorde histórico ao atingir a marca de 1.607.225 filiados.
Ao jornal O Globo, a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), fez uma avaliação sobre o crescimento da legenda. “Lançamos este ano uma campanha de filiações ao PT que tem sido bem-sucedida, principalmente pelo resgate dos direitos políticos do presidente Lula. A expectativa em torno de sua candidatura está estimulando a participação política, especialmente da juventude e do povo mais pobre, que vê nele a esperança de mudar o país”.
G1/Brasil247

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial