Dia do trabalhador: uma data para homenagear a força e a importância dos trabalhadores

Publicado em 1 de maio de 2021

A indústria é um dos setores econômicos mais importantes do Brasil, isso porque tem grande destaque no desenvolvimento do país, gerando emprego e renda para milhares de brasileiros. De acordo com dados do Perfil da Indústria Brasileira, feito pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o setor industrial responde por cerca de 20% dos empregos formais no país.
Na Paraíba, o cenário também é positivo. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2019, há cerca de 7 mil indústrias no estado. Essas empresas são responsáveis por empregar mais de 100 mil trabalhadores, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de fevereiro de 2021. Os segmentos que mais geram empregos no estado são os de Indústrias de Alimentos, de Couro e Calçados de Minerais Não-Metálicos.
Os números mostram que a Indústria desempenha um importante papel no desenvolvimento do país, já que desenvolvem economicamente as regiões onde estão localizadas e produzem diversos produtos consumidos pela sociedade, a partir dos seus segmentos. Mas nada disso seria possível sem a colaboração dos trabalhadores da indústria. O setor industrial gera empregos por todas as regiões, trazendo renda para milhares de famílias.
Para homenagear esses operários, no próximo dia 1º de maio comemora-se mundialmente o Dia do Trabalho, instituído no Brasil em 1925, e que simboliza a força desses trabalhadores e sua importância para os avanços conquistados a partir de suas lutas.

1º de maio – Dia do Trabalhador
A Revolução Industrial trouxe muitos desenvolvimentos para as indústrias, principalmente no que diz respeito às suas formas e meios de produção, isso porque foi a partir dessa fase que as empresas passaram a produzir coisas em grande escala e de uma maneira mais rápida. A partir disso houve um processo de industrialização em todo o mundo que culminou na criação de parques industriais nas grandes cidades, aumentando o número de trabalhadores. Porém, naquela época, as condições trabalhistas eram precárias, com jornadas de trabalho excessivas, que chegavam a 18 horas diárias, salários muito baixos e não havia legislação que assegurasse direitos a esses operários.
De lá para cá muita coisa mudou, a estrutura das empresas, os seus processos de produção, e, principalmente, as condições de trabalho. Mas isso só foi possível por conta das muitas lutas dos trabalhadores por condições mais dignas.. Foi uma dessas manifestações que marcou o dia 1º de maio como o Dia Mundial do Trabalho.
Nesta data, em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, uma greve geral paralisou o seu parque industrial. A luta, que reivindicava a redução da jornada de trabalho, virou símbolo de novas manifestações que começaram a ocorrer em todo o mundo, buscando melhores condições de trabalho.
No Brasil os movimentos trabalhistas começaram a ganhar corpo nos primeiros 20 anos do século XX, quando, em 1917, houve a Greve Geral, em São Paulo, que pressionava o governo por mudanças no cenário trabalhista. A força dos movimentos era tanta, que em 1924, o então presidente, Artur Bernardes, decretou o 1º de maio como o Dia do Trabalhador. Após isso, as condições de trabalho passaram por grandes mudanças no país, principalmente com a Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943, que regulamentou as condições de trabalho no país.
Desde então o 1º de maio passou a ser feriado nacional e símbolo da força dos trabalhadores por condições dignas de trabalho.
Texto/Colaboração: Igor Batista

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial