DNOCS aumenta vazão de válvula dispersora do açude Epitácio Pessoa para 2 mil litros por segundo. Veja vídeo

Publicado em 27 de agosto de 2021

Nesta sexta-feira (27) às 8h30 a direção do DNOCS na cidade de Boqueirão (PB) aumentou a vazão da válvula dispersora do açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande, para 2 mil litros por segundo e essa abertura ficará valendo por 60 dias. O diretor daquele órgão, Evandro Pereira, explicou que na verdade a válvula estava aberta há 45 dias, só que com uma vazão de apenas 240 litros por segundo. Nesta terça-feira foi autorizado aumento para 2 mil litros por segundo.
Evandro Pereira justifica que a água liberada vai atender as comunidades ribeirinhas entre aquele manancial e a barragem de Acauã, no distrito de Pedro Velho, em Itatuba. Para compensar a vazão de 2 mil litros de água por segundo o DNOCS informa que dentro de oito dias aproximadamente o açude começará a receber um aporte hídrico diário de 5 mil e 300 litros por segundo, vindos através do ramal Leste da transposição do rio São Francisco, direto da cidade de Monteiro.
“Não é preciso preocupação com a abertura da válvula dispersora do açude, pois ele receberá água suficiente para manter seu volume atual e vai continuar abastecendo Campina Grande e as demais cidades do compartimento da Borborema sem problemas”, comentou Evandro Pereira, confirmando que as comportas da transposição em Monteiro já foram abertas.
Atualmente o açude Epitácio Pessoa está com seu volume em 177 milhões 691 mil e 563 metros quadrados de água, o que corresponde a 38% de sua capacidade total. Com a saída de água para o abastecimento das cidades e a evaporação o açude vem baixando entre 1 e 2 centímetros por dia em sua lâmina de água.

Apolinário Pimentel

 

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial