Em sessão presidida por Raimundo Lira, Comissão aprova projeto que obriga identificação de peças no manual do veículo

Publicado em 23 de setembro de 2015

Em sessão presidida pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal – CAE aprovou nesta terça-feira (22) parecer favorável ao projeto (PLS 125/2010), que obriga o fabricante e o importador de automóvel a inserir, no manual do veículo, uma relação com nome, marca e código de referência das principais peças.

O senador Flexa Ribeiro, autor do projeto, alega que a ausência de informação sobre os códigos de referência dos componentes de reposição é prática abusiva da indústria automobilística e fere o Código de Defesa do Consumidor.

A pauta da 31ª Reunião da CAE constou de 13 itens, sendo 3 Projetos não terminativos, 5 Projetos terminativos e 5 Requerimentos, conforme relatou Raimundo Lira, que é vice-presidente da Comissão.

Isenção da Contribuição Sindical – Na mesma sessão, os senadores iniciaram a análise do PLS 124/2014, do ex-senador Alfredo Nascimento, que isenta os servidores públicos de contribuição sindical. A proposta abrange os trabalhadores com vínculo estatutário com a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal.

A matéria já tem o parecer favorável do relator, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Em seu parecer, Ribeiro lembra que não há lei que determine o pagamento. O autor do projeto argumenta que a função da contribuição é ajudar os trabalhadores a superarem a natural desigualdade econômica entre empregado e empregador.

Audiência – Raimundo Lira confirmou que a Comissão promove nesta quarta-feira (23) uma audiência pública para debater projeto de lei que reestrutura o modelo atual de elaboração da lei orçamentária. Em linhas gerais, o PLS 229/2009 visa substituir a Lei Geral de Orçamentos ou Lei de Finanças Públicas (Lei 4.320/1964), aprovada pouco antes do golpe de 1964 e que até hoje normatiza diversos aspectos do Orçamento.

Entre outros pontos, o projeto enquadra a elaboração do Orçamento da União na Lei de Responsabilidade Fiscal. Além de responsabilizar os agentes que operam as despesas públicas, o texto define as responsabilidades do ordenador de despesas; limita a inscrição de restos a pagar à existência de disponibilidade financeira para as despesas de custeio e define procedimentos específicos para a aprovação de dispositivos que gerem créditos em favor de terceiros.

O projeto também prevê definição precisa da abrangência do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual (LOA), entre outras alterações. Para o debate proposto pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CAE, foram convidados o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Tarcísio Massote de Godoy; o secretário executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo de Oliveira; além do consultor legislativo do Senado, Marcos Mendes.

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial