Esperancemos: Leia manifesto pela paz e reconciliação entregue a Lula, em Campina Grande

Publicado em 3 de agosto de 2022

Durante encontro com lideranças religiosas de várias crenças o candidato a presidente da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu manifesto com várias afirmações fortes e que traduzem um sentimento único de uma comunidade coletiva e diversa, em busca de um futuro melhor para o Brasil, com base na atualidade que não agrada a grande maioria da população.
“Cremos na Paz e na Reconciliação através do desenvolvimento e de políticas de justiça e igualdade social. Na busca por um Brasil que seja realmente para Todos os seus habitantes”, diz um trecho do manifesto, publicado abaixo, na íntegra:

MANIFESTO PELA PAZ E RECONCILIAÇÃO

Esperancemos!

Sob as densas trevas que tomaram conta do Brasil nos últimos 4 anos, reivindicamos sobre nós o Espírito que animou os Bispos do Nordeste que reunidos nesta mesma cidade de Campina Grande, em maio de 1956, criticaram de forma clara as injustiças geradas pela estrutura sócio econômica do País. Nesta reunião estavam presentes muitos Ministros do Governo Juscelino Kubitscheck. Foi este movimento que levou o Presidente Juscelino a lançar a Operação Nordeste e dar aval para que, com Celso Furtado se criasse a Sudene em 1959.
Reivindicamos ainda o mesmo Espírito que reuniu a Confederação Evangélica do Brasil em 1962 na inesquecível “Conferência do Nordeste” na defesa do Cristo e do processo revolucionário Brasileiro. A resistência e a força dos povos de terreiro que durante séculos enfrentaram a discriminação e o racismo em nosso chão. A resiliência dos povos originários e sua sabedoria ancestral no cuidado da terra. A mesma energia da luta pacífica de líderes religiosos que hoje, unidos na diversidade, reúnem-se em Campina Grande com um único clamor: Paz e Reconciliação!
Num país entregue à miséria, a fome, a violência e a intolerância, erguemos vozes e mãos na direção da justiça, da equidade, do respeito as mais diversas expressões de fé e humanidade. Juntas as nossas forças, com a multiplicidade de crenças e vivências, buscamos um Brasil onde todas as pessoas tenham direito a afeto e abraço, vida e dignidade, sonhos e utopias.
Reafirmamos os 8 eixos da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da ONU/UNESCO, que tem como diretrizes fundantes: Cultura de Paz através da Educação; Economia Sustentável e Desenvolvimento Social; Compromisso com Todos os Direitos Humanos; Equidade entre Gêneros; Participação Democrática; Compreensão – Tolerância – Solidariedade; Comunicação Participativa e Livre Fluxo de Informações e Conhecimento; e Paz e Segurança Internacional.
Cremos na Paz e na Reconciliação através do desenvolvimento e de políticas de justiça e igualdade social. Na busca por um Brasil que seja realmente para Todos os seus habitantes. Um país em que a educação e a saúde sejam direitos plenos, universais e gratuitos. Uma nação que volte a sorrir com comida no prato e a dignidade de pelo menos 3 refeições diárias. Uma gente que volte a sorrir e a andar sem medo pelas ruas. Onde armas se calem diante da força de livros que se abrem e mentes que sejam libertas de toda opressão.
Assim sendo, abraçamos e acolhemos os 6 Princípios do “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-violência”: Respeitar a vida, Rejeitar a violência, Ser generoso, Ouvir para compreender, Preservar o Planeta e Redescobrir a solidariedade.
Reiteramos nossa total disposição na luta por um Brasil mais justo e digno, onde todas as pessoas encontrem espaço para a vida em abundância. Nossas mãos unidas podem muito. É hora de juntarmos todas as forças pela democracia e verdadeira soberania de nosso País. Por isso afirmamos solenemente a esperança em dias melhores e nosso apoio a Luiz Inácio Lula da Silva, contra todas as forças da opressão, do terror e do medo.

O amor vencerá o ódio! Novamente, esperancemos!

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial