Estudantes da Paraíba se destacam no desafio Senai de projetos integradores

Publicado em 17 de fevereiro de 2019

Estudantes do SENAI/PB demonstraram mais uma vez a capacidade de superar desafios e inovar propondo soluções reais para a indústria brasileira. Em uma competição com mais de 1.000 projetos, os alunos paraibanos ficaram em 3º lugar no Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI).
O projeto que levou a equipe do SENAI a conquistar um lugar no pódio é intitulado “Compactador de Resíduo Industrial Pneumático”, desenvolvido com o apoio do SENAI Lab da Paraíba. Trata-se de uma estrutura pneumática capaz de pressurizar a maior quantidade possível de resíduos na bombona. O compactador é um equipamento capaz de reduzir o lixo industrial de forma inovadora, dinâmica e econômica, por meio de um sistema pneumático de funcionamento, atendendo aos princípios de segurança e mobilidade.
O Compactador de Resíduo Industrial Pneumático foi desenvolvido no SENAI Lab da Paraíba, localizado no Centro de Educação Profissional Stênio Lopes, no bairro da Prata em Campina Grande. O SENAI Lab é um ambiente de aprendizado criado para receber pessoas com diferentes perfis e habilidades. O objetivo é estimular a inovação e o empreendedorismo, estimulando o trabalho colaborativo para desenvolvimento de produtos, processos e negócios.
A equipe responsável pelo projeto é formada por Maria Luiza, Michael Platini, José Luis Roberto, Erick de Brito e Livía Albuquerque, alunos do SENAI-PB, sob a orientação dos professores, Livia Maria Albuquerque Reul e Arthur Victor Assis Eloy.
A Paraíba concorreu com quatro projetos distribuídos nas duas categorias. Os projetos foram: Sistema U, Produção e Qualidade 4.0, To Stalk – Dispositivo de Rastreamento e o Compactador de Resíduo Industrial Pneumático. O sucesso dos alunos em mais essa disputa deve-se às metodologias de Educação Profissional utilizada pelo SENAI aplicadas em sala de aula.
Sobre a importância da realização do evento, o Gerente Executivo de Educação e Tecnologia, Janildo Sales, falou da excelente oportunidade para a comunidade acadêmica. “O Desafio Senai de Projetos Integradores é uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica crescer profissionalmente, em uma visão empreendedora e de inovação, promovendo assim o desenvolvimento do setor industrial do nosso Estado. Essas conquistas retratam claramente a preocupação e o compromisso do SENAI com a Educação Profissional. Temos esse papel preponderante que tem sido cumprido com muita maestria o seu propósito e sua missão”, declarou Janildo Sales.
O Desafio SENAI de Projetos Integradores é uma das estratégias educacionais da Saga SENAI de Inovação que permite aos alunos realizarem o desenvolvimento de projetos de inovação, partindo da concepção, planejamento, execução até a apresentação do projeto para possíveis clientes.
Visite o SENAI Lab da Paraíba, que fica localizado no Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes, na Rua Dom Pedro II, 788, no bairro da Prata, em Campina Grande. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-3700.
Texto/Colaboração: Gessica Costa

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial