FIEP, MPPB e PMCG assinam termo de parceria de projeto de Inclusão Sócio Digital que atenderá catadores do município

Publicado em 23 de julho de 2022

Através de uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Ministério Público do Estado – MPPB e Prefeitura Municipal de Campina Grande, os catadores de materiais recicláveis do município serão capacitados digitalmente, através de cursos de informática e inclusão digital.
Nesta sexta-feira, 22/07, na sede do MPPB foi assinado um termo de parceria entre as instituições para a criação do Projeto InfoLivre. Participaram da assinatura, o presidente da FIEP, Buega Gadelha, o Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Hamilton Neves, e o Procurador Geral de Justiça, Bertrand de Araújo Ásfora, representando o Procurador Geral de Campina Grande, Aécio Melo Filho.
“Com este projeto que será executado de forma conjunta com o MPPB e a PMCG, estaremos diminuindo as desigualdades e dificuldades de acesso às tecnologias de informação, proporcionando aos catadores e seus familiares o acesso a capacitações e também a oportunidade para que possam se profissionalizar num setor essencial e que oferece amplas possibilidades que é o de TI”, disse o presidente da FIEP, Buega Gadelha.
A FIEP fez a doação de 30 computadores para o projeto, e vai ceder em sistema de comodato uma carreta escola para que o projeto possa no futuro ampliar o processo de capacitação e inclusão digital.
Estiveram presentes ainda a Superintendente Regional do SESI/PB, Geisa Brito, a Gerente Executiva de Educação do SESI, Katharine Hluchan, a Secretária de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, Laryssa Almeida, e o Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre Cavalcanti.
O Projeto InfoLivre tem o objetivo inicialmente de oferecer capacitações em cursos de Informática e Inclusão Digital para profissionais que atuam em cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Campina Grande.
A iniciativa consiste num modelo eficiente de inclusão sócio digital, que além promover a cidadania dos catadores, reutilizará equipamentos de informática (computadores desktop e notebooks), doados pelas instituições parceiras do projeto, para a instalação de uma Lan House Social que vai oferecer capacitações para catadores, seus familiares e pessoas das comunidades.
A expectativa é que três Lan Houses Sociais entrem em funcionamento, na primeira quinzena do próximo mês de agosto, nas escolas municipais, Manoel da Costa Cirne, no Pedregal, Paulo Freire, no Mutirão e Dr. Chateaubriand, no bairro José Pinheiro.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial