Filarmônica Epitácio Pessoa celebra 120 anos com programação gratuita
Publicado em 20 de novembro de 2018A prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), vai realizar no próximo dia 23, uma programação alusiva aos 120 anos da Filarmônica Epitácio Pessoa no Sesc Centro, a partir das 20h. O evento terá entrada gratuita.
Com mais de um século de existência, a Filarmônica Epitácio Pessoa, conhecida também como a Filarmônica da Rainha da Borborema e ainda como “Sa Zefinha”, foi fundada em 15 de Novembro de 1898, pelo professor Antônio Balbino. Na época, a Filarmônica, com apenas 17 músicos, estava sob a regência do maestro Senhor Vigarino. O local recebeu vários nomes nos primórdios de sua existência. Inicialmente foi chamada Filarmônica Campinense; depois, 15 de Novembro. Posteriormente foi chamada de Epitácio Pessoa, nome mantido até os dias atuais.
Formação
Na sua formação atual está com 46 músicos, sendo sete mulheres que representam a força feminina da produção artística e cultural de Campina Grande. “Essa é uma data marcante para Campina Grande, porque as Bandas têm vazão nas histórias das cidades do interior e Campina Grande é a fisionomia da pujança do interior do Nordeste. É a expressão sob tantos pontos de vista, principalmente o artístico”, disse o secretário de Cultura, Jóia Germano.
Para este momento da trajetória, a Filarmônica Epitácio Pessoa preparou um vasto repertório, que permeia os clássicos da música popular brasileira, com a participação especial de vários artistas de Campina Grande e região: Alexandre Tan, Adília Uchôa, Tony Dumond, Caliandra Andrade, Geovannes Junior, Kátia Virgínia, Lara Sales, Verônica Rios, Adriano Moreno, Sussa de Monteiro, Stephanie Melo e muito mais.