Helicóptero usado por Witzel para sobrevoar comunidade do RJ efetuou disparos e atingiu tenda de grupo evangélico, diz morador

Publicado em 8 de maio de 2019

O helicóptero que o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, usou para sobrevoar uma comunidade em Angra dos Reis, na Costa Verde, efetuou disparos a esmo que atingiram uma tenda evangélica, afirma um morador.
“Se tivesse um grande número, como sempre está, tinha morrido alguém. Porque eles atiraram na tenda azul”, destacou Rodrigo Bernardes.
Os tiros foram dados por um policial civil, durante uma operação contra uma disputa entre traficantes. Wilson Witzel fez questão de divulgar nas redes sociais que acompanhava de perto o trabalho da polícia. Um dos momentos divulgados pelo governador mostra um policial já no ar com um fuzil em punho. “Vamos botar fim na bandidagem em Angra dos Reis”, disse Witzel.
A TV Globo teve acesso à sequência do vídeo gravado com o helicóptero no ar – cortada da publicação de Witzel. No trecho, a arma é disparada sobre uma área de mata de uma comunidade.
No solo, uma tenda azul foi atingida.
“Aquela barraquinha ali foi criada pelos irmãos evangélicos e serve de banheiro. Aqui não tem ponto de tráfico, é uma tranquilidade”, ressaltou o morador Rodrigo Bernardes.
A polícia alegou que fez os disparos porque aquela seria uma barraca montada por traficantes como ponto de observação.
O conjunto de normas da Secretaria de Segurança Pública do Rio prevê que policiais podem atirar do alto, a partir de helicópteros, durante operações. Mas os disparos só são autorizados em casos específicos.
O documento diz que os tiros podem ser dados do helicóptero quando estritamente necessário para legítima defesa dos tripulantes, de equipes em terra e da população. Na tarde de segunda-feira (6), o governador falou sobre o sobrevoo durante uma entrevista.
“Faz parte do meu trabalho reconhecer essa situação, como nenhum outro governante fez, e participar ativamente junto com a polícia daquilo que é a obrigação do governante. É estar envolvido diretamente com a segurança pública e não se omitir, como muita gente já se omitiu quando deveria ter feito o seu trabalho” disse Witzel.
O governo do estado não vai divulgar comunicado sobre o episódio dos tiros em Angra dos Reis, mas informou que “as circunstâncias serão apuradas”. Em nota, a Polícia Civil afirmou que todos os protocolos para utilização de aeronaves foram obedecidos na operação em Angra dos Reis.

Witzel se hospeda em hotel de luxo
Depois da participar da operação o governador passou o fim de semana com a família em um hotel de luxo em Angra dos Reis, com diárias que variam de R$ 1,6 mil a R$ 5,5 mil. Wilson Witzel disse que recebeu a hospedagem do hotel.
“Eu me hospedei no hotel porque foi o hotel que ofereceu, para ali ser o heliponto. Dali partiu o helicóptero. As minhas despesas pessoais eu paguei com o meu cartão de crédito e o hotel fez a cessão da hospedagem para que a minha família ficasse ali naquele final de semana”, explicou.

Angra teve tiroteio e rodovia fechada
As operações das polícias Civil e Militar começaram no sábado (4). No domingo (5), um trecho da BR-101, a Rodovia Rio-Santos, chegou a ser fechado pela polícia por cerca de 20 minutos por causa de tiroteios. No dia seguinte, pelo menos dois apartamentos de um prédio de uma área nobre da cidade foram atingidos.
Na manhã de segunda-feira (6), moradores ouviram mais tiros e contaram que pelo menos dois apartamentos de um prédio foram atingidos. O condomínio residencial fica na Praia da Chácara, em uma área nobre da cidade. A polícia afirma que não sabe de onde vieram esses tiros.
Desde sábado, os helicópteros têm sido usados na operação em Angra dos Reis. Nas ruas, a população está com medo da violência. Nesta terça-feira (7), a polícia foi às ruas em mais uma operação E, mais uma vez, moradores ouviram barulho de tiros.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial