Imunidade para idosos: 4 principais fatores de atenção. Com o envelhecimento, o sistema imunológico se torna menos eficaz

Publicado em 15 de maio de 2021

O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é a defesa do organismo contra invasores estranhos ou perigosos para a saúde, como micro-organismos, parasitas e células cancerígenas. Também é responsável por equilibrar o organismo por meio da resposta de células e moléculas aos agentes causadores de doenças.

Manter a imunidade elevada é imprescindível, independentemente da idade, mas entre os idosos, este deve ser um ponto observado com ainda mais cuidado, visto que à medida em que envelhecemos nosso sistema imunológico se torna menos eficaz em determinadas funções. Veja, agora, quatro principais fatores de atenção para manter a imunidade alta acima dos 60 anos.

  1. Boa alimentação

Alimentar-se de forma saudável e balanceada está entre as principais formas de fortalecer o sistema imune e fazer com que ele responda adequadamente aos microrganismos invasores. Recomenda-se a ingestão de alimentos que contenham ômega-3, além de vegetais e oleaginosas.

Um ponto que deve ser observado quando falamos da alimentação de pessoas idosas é a DISFAGIA, ou seja, a dificuldade de engolir alimentos ou líquidos, que atinge a maioria dos idosos devido a doenças degenerativas ou que apresentem sequelas de outras enfermidades, por exemplo.

Para que todos os nutrientes necessários para o sistema imunológico sejam absorvidos pelo organismo é importante garantir a deglutição adequada.

  1. Sono bem regulado

Dormir pouco é um fator que contribui muito para diminuir a imunidade. Por isso, é importante ter uma rotina que permita pelo menos 8 horas de sono.

A qualidade desse sono também deve ser observada. Estabelecer horários para dormir e acordar, evitar alimentos com cafeína algumas horas antes de se deitar e estar em um ambiente agradável e confortável colaboram para uma noite de sono de qualidade.

  1. Prática de exercícios físicos

Os exercícios contribuem muito com o funcionamento do nosso corpo, além de proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida, por isso é indicado que sejam incluídos na rotina, sempre respeitando os limites físicos de quem está praticando e com o acompanhamento de profissionais.

  1. Banho de sol regularmente

É sabido que a exposição regular ao sol é extremamente benéfica ao organismo. Isso porque contribui para o aumento da taxa de vitamina D, que além de ajudar na saúde dos ossos, também é responsável pela regulação do sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

O ideal é que essa exposição ao sol seja de ao menos 30 minutos por dia, entre 10h e 10h30, e após as 16h.

 

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial