João Dantas alerta sobre a proliferação de espécie de árvore que tem causado danos a nossa região

Publicado em 12 de agosto de 2016

O vereador João Dantas apresentou requerimento na Câmara Municipal de Campina Grande que solicita a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente do município de Campina Grande, a adoção de medidas para coibir o plantio da espécie de árvore denominada “nim indiano” e a substituição das árvores existentes por árvores nativas da região.
O parlamentar explicou que o requerimento apresentado tem o intuito de mobilizar os órgãos competentes contra a proliferação do plantio do nim (Azadirachta indica A. Juss) em municípios da nossa região. “A preocupação é no sentido de evitar a proliferação, em vista dos danos ambientais já verificados”. Explica.
O cultivo da espécie e sua proliferação estão provocando prejuízos a outras espécies vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes. “Temos notado em Campina Grande, o elevado aumento no plantio da espécie exótica, vinda da Índia, o que tem prejudicado o bioma da nossa região. A existência desta plantas agrava ainda mais o processo de desertificação no Estado”.
Segundo alguns especialistas, o plantio dessas espécies trarão grandes prejuízos ao meio ambiente e ao bioma em um futuro próximo, com base em cinco justificativas:
– a espécie nim se alimenta dos microrganismos da terra;
– é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora;
– tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle;
– é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região.
“Alertamos ainda que o nim indiano não é adequado para arborização e jamais para o reflorestamento, que tem que ser feito com plantas nativas e se não tomarmos providências, em curtíssimo prazo, as espécies do bioma caatinga desaparecerão”. Concluiu Dantas.

André Gomes – Assessoria

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial