Mais corpos são encontrados no 5º dia de buscas em Brumadinho

Publicado em 29 de janeiro de 2019

Mais corpos foram encontrados na manhã desta terça-feira (29) na região de Brumadinho, no 5º dia de buscas às vítimas do rompimento da barragem da Vale. O número de corpos retirados da lama, no entanto, será divulgado apenas no fim do dia, segundo o coronel Evandro Borges, coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais.
Até a última atualização desta reportagem, havia 65 mortes confirmadas, sendo que 31 vítimas foram identificadas (18 funcionários da Vale e 13 terceirizados ou moradores da comunidade). Entre as 288 pessoas que continuam desaparecidas, 114 são funcionários da mineradora e 174 são terceirizados ou moradores da região atingida pela lama.
Nenhuma vítima foi encontrada com vida no 4º dia de buscas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Números da tragédia
• 65 mortos confirmados – 31 identificados
• 288 desaparecidos
• 192 resgatados (veja a lista)
• 390 localizados

As buscas neste 5º dia de trabalhos de resgate começaram pouco depois das 6h. Segundo o Corpo de Bombeiros, a operação desta terça-feira deve priorizar a área do que pode ser o refeitório onde almoçavam funcionários da Vale no momento da tragédia. As equipes usam um helicóptero para fazer o transporte dos corpos retirados da lama.
Participam dos trabalhos 290 militares, sendo 120 de Minas Gerais e os outros de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Alagoas. Em nota, os Bombeiros de Minas Gerais afirmaram que os militares israelenses também atuam nesta terça-feira na chamada “área quente”, mas que o local exato de atuação e o número de militares ainda não está definido.
Com a lama cada vez mais sedimentada e menos fofa, as buscas ficam mais arriscadas. Para evitar que o corpo afunde, os bombeiros precisam rastejar. .
A barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego do Feijão, se rompeu na sexta-feira (25). A lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo da empresa. Entre as vítimas, estão moradores e funcionários da Vale.
Na segunda-feira, a tropa da ajuda oferecida por Israel se concentrou no vale de lama perto do local em que a barragem estourou. Um dos equipamentos israelenses é capaz de encontrar pessoas com vida a 30 metros de profundidade. Apesar de a lama dificultar a sobrevivência, os bombeiros não descartam a possibilidade encontrar pessoas com vida.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial