Melhora o número de empregos na Indústria, aponta Sondagem Industrial da Paraíba

Publicado em 7 de setembro de 2016

O número de empregados da indústria atingiu o melhor nível desde Janeiro de 2015. A informação é da Sondagem Industrial da Paraíba, publicação mensal da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. A edição referente ao mês de Julho foi divulgada esta semana pela FIEP. De acordo com a Sondagem Industrial, o número de empregados da indústria obteve uma pontuação de 47,7 pontos, um aumento de 7,4% em relação ao mês anterior.
Ao apontar um aumento de 21,4% a Sondagem Industrial da Paraíba faz um comparativo com o mesmo período de Julho de 2015. A evolução mensal do indicador registra melhora pelo segundo mês consecutivo, ressalvando-se, entretanto, que o indicador ainda não alcançou o nível de crescimento de 50 pontos, como sugere o a metodologia da sondagem, a fim de que se afirme crescimento, contudo foi alcançado o maior nível de pontos desde Janeiro de 2015.
Com esses resultados, as expectativas da indústria seguem positivas para os próximos meses, uma vez que os empresários também refletem positivamente. Apenas o indicador de quantidade exportada na obteve aumento em relação a junho deste ano, aponta a Sondagem Industrial, Julho/16 – FIEP.
Sondagem Indústria Construção – Também em sintonia com esse melhor momento, a Sondagem Indústria da Construção, outra publicação mensal da FIEP apontou o que o nível de atividade da Construção alcançou o maior nível, desde Janeiro do ano passado.
De acordo com a pesquisa, a atividade da construção civil atingiu 45,2 pontos em Julho deste ano, nível que desde Janeiro de 2015 não havia sido atingido. O indicador não demonstra crescimento da atividade, pois não alcança a linha divisória dos 50 pontos, porém mostra que o nível vem se mantendo crescente, após enfrentar sua maior queda em Dezembro de 2015, ao atingir a pontuação de apenas 19,6%.
A melhora no nível dos indicadores de evolução Indústria da Construção também registra, entre outras informações, que o número de trabalhadores da construção aumentou 16,7%, sendo esse o nível maior que a Sondagem da Indústria no geral. O documento ressalva, entretanto, que os indicadores com aumento não implica em crescimento, uma vez que todos estão abaixo de 50 pontos. E que o único com indicador de crescimento é UCO, contendo 53 pontos e sugerindo que a indústria da construção não se encontra ociosa.
Para os próximos seis meses as expectativas da Indústria da Construção não são boas, se comparada com as expectativas das indústrias no geral, uma vez que os indicadores estão abaixo de 50 pontos e contendo redução em relação ao mês de Junho. O documento mostra que dos indicadores expostos, o que obteve menor nível de pessimismo foi o nível de atividade, que se encontrou com 41,9 pontos.
Maiores informações, inclusive metodológicas e com outros indicadores importantes disponibilizados pela Sondagem Industrial e Sondagem Indústria da Construção, acesse: www.cni.org.br/sondagemindustrial.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial