Para Félix Araújo, “política é o instrumento de dar voz e vez ao cidadão, e de lutar para recuperar o que foi perdido”

Publicado em 22 de setembro de 2022

Uma das perguntas que ele mais tem ouvido ultimamente é sobre por que voltar à vida pública, mas na verdade, no seu dia a dia, ele nunca saiu. Mesmo porque seria muito difícil, talvez impossível, já que a política está no seu sangue, é diferenciada, vem de berço, transmitida de outra geração.
Não se pode falar em Félix Araújo Filho sem citar adjetivos positivos como amigo, competente, inteligente, sensível, humano e humilde, coisas que, aliás, deveriam ser comuns a todos os políticos. Candidato a deputado estadual pelo partido Rede Sustentabilidade, hoje ele é abraçado nas ruas e citado como “prefeito das antigas”, mas na verdade todos sabem e confiam que é o amigo de sempre.
Afirmando que nunca “saiu da política e que a política nunca saiu de mim”, Félix Araújo Filho tem um olhar diferenciado sobre o assunto, e costuma dizer que além da relação próxima e real, “estou me dispondo a dar voz e vez a quem não tem e lutar para retomar o que tem se perdido nesse meio, nessa polarização”.

QUEM É
Félix Araújo Filho nasceu em Campina Grande (PB) no dia 24 de outubro de 1951, é advogado criminalista, orador, poeta, intelectual, conferencista, professor de Direito Penal. Foi prefeito de Campina Grande de 1º de janeiro de 1993 até 1º de janeiro de 1997. Também foi vereador deste município, por duas legislaturas, durante os anos de 1983 a 1992, tendo sido presidente da Câmara por duas vezes. Tem se notabilizado por sua oratória, capacidade de convencimento e pelas relevantes defesas efetivadas no Tribunal do Júri.
É filho de Félix de Souza Araújo e Maria do Socorro Douettes Araújo. Casou-se com Ângela Cristine Albuquerque Araújo. Tem quatro filhos: Felix Araújo Neto, Ludmila Albuquerque Douettes Araújo, Fernando Albuquerque Douettes Araújo e Laíse Dulcielle Albuquerque Douettes Araújo.

PASSADO
Quando prefeito de Campina, construiu obras importantes como:

– Parque da Criança,
– Canal do Prado,
– Avenida Juscelino Kubitschek,
– Reabriu a Maciel Pinheiro e a Venâncio Neiva
– Urbanizou o Bairro das Cidades e a favela da Estação Velha;

Também, foi na gestão dele a elaboração do Plano Diretor de Campina Grande, Plano Diretor de Águas e Solos da Borborema.

Como advogado, atuou em casos importantes, em especial no Tribunal do Júri. Entre outros processos polêmicos, foi assistente de acusação daquele conhecido episódio do estupro coletivo na cidade de Queimadas, atuando ao lado do Ministério Público, em defesa das mulheres vitimadas, buscando a condenação dos criminosos.

ALGUMAS PROPOSTAS DE FÉLIX ARAÚJO
Incentivar a qualificação dos professores para o universo tecnológico e apoiar a melhoria salarial dos ativos e inativos da rede pública estadual; Apresentar propostas de revisão do Plano de Cargo Carreira e Remuneração dos professores da rede pública estadual; Incentivar a qualificação profissional do jovem, através do ensino técnico e formação para o empreendedorismo;
Rediscutir as bases tributárias estaduais, especialmente o ICMS, que dificultam o crescimento das pequenas empresas; Defender um ambiente regulatório mais justo que contribua para o fortalecimento das empresas paraibanas e dos empregos por elas gerados;
Defender a criação de lei que torne obrigatória a difusão de conhecimentos práticos da carreira empreendedora na rede estadual de ensino, e disponível para qualquer cidadão;
Propor legislação que incentive parcerias entre poder público e a iniciativa privada para, dentre outras ações, viabilizar emprego aos jovens e às pessoas acima de 45 anos.
Defender a abertura de delegacias especializadas ao atendimento à mulher vítima de violência doméstica em todo o estado da Paraíba e o aparelhamento daquelas já existentes; Lutar pelo desenvolvimento de programas de segurança pública e cidadania e valorização dos profissionais que atuam na área; Incentivar políticas públicas que associem educação à segurança pública, com o intuito de formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres;
Lutar pela criação de núcleos regionais voltados à cultura, às artes; Defender e estimular parcerias público-privadas para construção de centros populares de cultura em áreas consideradas de baixa renda.
Lutar pelo fortalecimento do SUS no nosso estado e estimular parcerias com a rede privada; Lutar pelo atendimento às pessoas com sequelas da covid-19, especialmente quanto à saúde mental; Sugerir programas de saúde pública dirigidos a pessoas idosas e portadores de distúrbios mentais;
Defender políticas de atenção integral à saúde da mulher, priorizando a prevenção de doenças e os cuidados especiais para com gestantes e puérperas;

Apolinário Pimentel

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial