Pastores usavam nomes de Bolsonaro e Paulo Guedes para aplicar golpes milionários e tomar dinheiro dos fiéis

Publicado em 22 de setembro de 2023

Os pastores investigados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por aplicar golpes milionários usavam, além do nome do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, nomes de três ex-presidentes para obter dinheiro dos fiéis.
Segundo o Metrópoles, para dar credibilidade aos investimentos fraudulentos, os criminosos chegaram a citar nomes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França.
A polícia aponta o pastor goiano Osório José Lopes Júnior como líder do grupo. De acordo com a PCDF, os pastores utilizavam as redes sociais para convencer as vítimas a investirem suas economias em títulos de investimentos e falsos projetos de ações humanitárias, com promessa de retorno financeiro imediato e rentabilidade alta.
Osório dizia aos fiéis que os títulos oferecidos tinham a autorização do governo federal, por meio do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, para serem pagos. Diziam que os fiéis precisavam votar no Bolsonaro porque, se o Lula se elegesse, ia dificultar os pagamentos.
Durante as negociações, os golpistas alegavam que Donald Trump e Nicolas Sarkozy também eram apoiadores do projeto. Parte do dinheiro, inclusive, iria vir dos Estados Unidos.

Investigação
A investigação aponta que os suspeitos formam uma rede criminosa organizada, estruturalmente ordenada, hierarquizada e caracterizada pela divisão de tarefas, especializada em diversos crimes como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e estelionatos por meio de redes sociais.
Os alvos poderão responder, a depender de sua participação no esquema, pelos delitos de estelionato, falsificação de documentos, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária e organização criminosa.

Foto: Reprodução/Redes sociais
Terra

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial