Polícia do Canadá prende mais de 100 manifestantes antivacina em Ottawa

Publicado em 19 de fevereiro de 2022

A polícia do Canadá deteve nesta sexta-feira (18) mais de 100 manifestantes durante uma operação que busca pôr fim ao prolongado protesto contra as medidas sanitárias anticovid em Ottawa, informou o chefe de polícia da cidade.
O comandante da polícia, Steve Bell, informou em entrevista coletiva que os manifestantes “foram acusados de múltiplos crimes, entre eles vandalismo.” Bell acrescentou que a operação ocorria “como planejado”, mas que levaria “tempo”.
“Temos a situação sob controle e continuamos avançando para desobstruir nossas ruas”, acrescentou, confirmando que não houve feridos.
Centenas de policiais se mobilizaram diante dos manifestantes que se recusavam a liberar as ruas do centro de Ottawa, apesar das inúmeras advertências e da proclamação do estado de emergência contra o movimento.

Onda de prisões
Durante o último domingo, a polícia do Canadá disse que havia prendido parte dos caminhoneiros que bloqueavam uma importante rota comercial na fronteira com os Estados Unidos.
No sábado (12), a polícia canadense começou a operação para a retirada dos caminhoneiros que bloqueiam a fronteira com os Estados Unidos em uma manifestação antivacina.
A ponte que liga os dois países está bloqueada há pelo menos dez dias, e a ação policial teve início mais de 12 horas depois que a Justiça ordenou o fim do bloqueio.
A Ambassador Bridge é a passagem de fronteira terrestre mais movimentada da América do Norte. Cerca de 15 caminhões, carros e vans bloquearam o tráfego em ambas as direções
“Pedimos a todos os manifestantes que ajam dentro da lei e de forma pacífica”, disse a polícia de Windsor em um tweet.

Medidas de emergência
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, acionou na última segunda-feira (14) a lei de emergências para lidar com os protestos de caminhoneiros no país.
O mecanismo, chamado de “Emergencies Act”, nunca havia sido usado antes na história do país. A lei dá ao governo federal mais poderes para lidar com os manifestantes antivacina.
O premiê negou qualquer intenção de usar a lei para acionar os militares contra os manifestantes e afirmou que ela será temporária e “geograficamente limitada”.
Foto: Blair Gable/REUTERS
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial