Prefeito eleito de Matinhas pode ter contas de campanha rejeitadas. Sem renda compatível, apenas uma pessoa teria doado mais da metade do total arrecadado

Publicado em 23 de janeiro de 2021

O Ministério Público Federal (MPF) abriu na quarta-feira (20) uma ação pedindo a rejeição das contas do prefeito Benedito Braz da Silva (Cidadania), da cidade de Matinhas, no Brejo do Paraíba.
De acordo com o MPE, foi verificado que existem irregularidades na arrecadação ou nos gastos durante a campanha eleitoral de 2020, ainda segundo o MPE, a irregularidade foi localizada na ferramenta SisConta, que verifica quando existe possíveis erros ou formas irregulares no uso de financiamento ou gastos de campanha.
O principal ponto relatado pelo sistema foi de uma doadora, identificada como Veranice Ricardo de França, que realizou a doação de mais de 50% da quantia arrecadada. O que causou estranheza nas autoridades foi o fato da suposta doadora não ter renda compatível com o valor registrado.
De acordo com o documento interpretado pelo MPE, “as condutas listadas nas tipologias do SisConta podem resultar na propositura de representação por captação e gastos ilícitos de recursos eleitorais (art. 30-A da Lei das Eleições); de ação de investigação judicial eleitoral (art. 22 da Lei Complementar nº 64/90), de ação de impugnação de mandato eletivo (art. 14, § 10, da Constituição da República) e, sob a ótica penal, na investigação de possíveis falsidade ideológica eleitoral e apropriação de valores destinados ao financiamento eleitoral, em proveito próprio ou alheio (arts. 350 e 354-A do Código Eleitoral), por ação direta do candidato ou por interposta pessoa”.
O Ministério Público Federal encaminhou os documentos para o Ministério Público Eleitoral que realizou através da 13º Promotoria Eleitoral, o pedido de impugnação à prestação de contas da campanha.
No mesmo documento, o MPE pediu o afastamento dos sigilos bancários e fiscal da doadora Veranice Ricardo, como também o sigilo judicial sobre o pedido. Por fim, o MPE pede que as contas, caso constatadas irregularidades, sejam de pronto rejeitadas pelo Tribunal de Contas.
A defesa do prefeito eleito de Matinhas afirma que já está de posse da Declaração do Imposto de Renda da doadora e apresentará, a pedido da própria, toda a sua movimentação bancária independente de pedido de liminar.
Ainda segundo os advogados de Benedito, a doadora e sua família foram grandes entusiastas da campanha, participaram expressamente de vários dos atos e possuem renda declarada suficiente a permitir a referida doação, muito ao contrário do que consta no relatório emitido pelo Ministério Público Eleitoral.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial