Prefeitura de Campina Grande divulga balanço de visitas realizadas em museus da cidade

Publicado em 6 de agosto de 2022

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), fez um balanço das visitas realizadas ao Museu Histórico e Museu do Algodão, dois dos principais equipamentos histórico-culturais que preservam a história da cidade. Mais de duas mil pessoas visitaram os dois museus em um recorte dos últimos meses. A entrada em ambos é gratuita.
De acordo com a secretária de Cultura Giseli Sampaio, o fluxo de visitas demonstra a importância dos equipamentos culturais na salvaguarda da arte-educação. “Os museus municipais têm essa versatilidade em transformar o aspecto da exposição também em uma construção de saberes, em um continuísmo de informações as quais têm como principal importância essa salvaguarda à nossa história e memória”, explicou.
Os dados do Museu do Algodão, em especial, fazem referência ao período mais movimentado deste ano, de 10 de junho a 10 julho, realização d’O Maior São João do Mundo. Contando com estudantes, advindos em excursões escolares e turistas, o Museu do Algodão recebeu mais de 1.150 visitantes.
Entre as excursões, além de instituições de ensino da cidade, que também prestigiaram o museu local, cidades como Pocinhos, Mogeiro e João Pessoa, na Paraíba, também visitaram o local. Além destes, o município de João Alfredo foi um dos representantes do estado de Pernambuco.
Já o Museu Histórico, reaberto em 19 de maio deste ano totalmente repaginado, recebeu cerca de 900 visitantes, contando do dia de reinauguração até a última terça-feira (2). Os dados foram repassados pelo diretor dos Museus de Campina Grande, Angelo Rafael.
Ao todo, pessoas de 41 cidades da Paraíba estiveram presentes no equipamento cultural, o número é ainda maior quando se fala em outros Estados, totalizando 53 municípios. Em visitas internacionais, pessoas de Luanda e Cuba também conheceram o Museu Histórico de Campina Grande.
A construção de saberes, citada pela secretária, diz respeito, ainda segundo ela, à composição da história da Rainha da Borborema, contribuindo ativamente no crescimento da cidade.

Funcionamento e exposições
O Museu do Algodão está localizado no Centro de Campina Grande, na rua Benjamin Constant, região popularmente conhecida como “Estação Velha”. Fica aberto na terça-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado, das 8h às 12h, e na quarta-feira das 9h às 12h. Já o Museu Histórico fica na avenida Floriano Peixoto, 825, e recebe visitas de terça à sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados de 8h às 12h.
A coordenadora Fanny Rodrigues destacou que é possível conhecer um recorte da história de Campina Grande através do desenvolvimento no Museu do Algodão. “Vão encontrar a história de Campina Grande, com fatos e objetos que lembram todo o contexto histórico de enriquecimento da cidade Rainha da Borborema e sobre como surgiu seu desenvolvimento”, disse.
O diretor dos Museus de Campina Grande, Ângelo Rafael, detalhou o que os visitantes podem conhecer no Museu Histórico. “Estamos em cartaz com a exposição “Os Afetos da Rainha”, que é um diálogo metafórico entre a Rainha da Borborema enquanto cidade, a Vila Nova da Rainha e a Rainha de Portugal, Dona Maria I de Portugal. Um conteúdo diferente, contemporâneo”, explicou.
O gestor explicou que o Museu passou por uma primeira fase de revitalização e que o processo continua. Além de destacar que o fluxo de pessoas é contínuo. “É uma boa pedida. Estamos preparados, tanto do ponto de vista pedagógico dos monitores, quanto da estrutura para receber as pessoas que ali chegarem para visita guiada ou espontânea”, finalizou.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial