Prefeitura de Queimadas realiza mesa redonda para discutir Políticas Públicas para as Mulheres

Publicado em 16 de março de 2016

Dando continuidade as comemorações ao mês da Mulher, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e do Núcleo de Atendimento à Mulher, realizaram, na manhã desta terça-feira (15), uma mesa redonda para discutir as Políticas Públicas para as Mulheres, tendo como temática: “Violência Doméstica”. O evento foi organizado pela secretária Terezinha Dantas em parceria com a gerência dos serviços sociais e foi voltada para o público que faz parte dos programas sociais, mais especificamente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Estiveram presentes como convidados e palestrantes, o Superintendência de Polícia Civil de Campina Grande, Dr. Luciano Soares; a delegada do Núcleo de Atendimento à Mulher em Queimadas, Dra. Juliana Brasil; a delegada da Seccional de Queimadas, Renata Dias; a delegada da Mulher de Campina Grande, Herta de França; a coordenadora do Centro de Referência Estadual da Mulher Fátima Lopes, Isânia Monteiro; coordenadora e Assistente Social do Creas de Queimadas, Cellyne Alves dos Santos; a secretária da Semudes de Queimadas, Terezinha Dantas e representando o Comitê Ana Alice, dona Angineide (mãe de Ana Alice).
O debate teve início com a delegada do Núcleo de Atendimento à Mulher em Queimadas, delegada, Juliana Brasil que relembrou as tragédias ocorridas na Cidade, mas alertou que as mesmas devem ser lembradas para fortalecer cada vez mais o trabalho em prol da conscientização e esclarecimentos à sociedade sobre o respeito aos direitos da mulher. “Infelizmente essas tragédias ocorreram, mas nosso dever agora é fazer delas o ponto de partida para que não esqueçamos de lutar diariamente para levar o conhecimento às mulheres para que elas possam se fortalecer e buscar ajuda quando precisarem”, frisou.
O superintendente da Polícia Civil de Campina Grande, Dr. Luciano Soares falou sobre os avanços nos mecanismos de defesa e proteção à mulher no estado da Paraíba. Ele destacou as visitas solidárias das Polícias Militar e Civil que são realizadas nas residências das vítimas em alguns municípios, dos esclarecimentos que são feitos através de campanhas e conferências, mostrando como as mulheres podem buscar ajuda para romper o ciclo de ameaças e agressões por meio desses instrumentos. Por fim, ele disse que a tendência é que Queimadas em breve receba uma Delegacia da Mulher.
Em sua fala, a delegada da Seccional de Queimadas, Renatta Dias disse que solicitou ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Mulher, um “Casa de Passagem” para o atendimento as mulheres vítimas da violência no município. “Esta é uma demanda que já fiz chegar a secretária da Mulher, Gilberta Soares e peço também o empenho da Prefeitura de Queimadas enquanto gestão pública para que possamos avançar nessa discussão e reforçar o pedido junto ao Governo do Estado”, disse.
A coordenadora do Centro de Referência Estadual da Mulher Fátima Lopes, Isânia Monteiro enalteceu a criação da rede de proteção à mulher no município e destacou o seu fortalecimento em prol da sociedade queimadense. “Diferente de outros municípios, aqui em Queimadas me sinto muito feliz, porque nessa gestão, essa rede de proteção à mulher tem se destacado, tem se fortalecido e tomado proporções que a gente percebe, através do público que tem aumentado e despertado o interesse sobre a temática e a causa em defesa da mulher”, pontuou.
Angineide que é representante do Comitê Ana Alice, falou a respeito da tragédia que a fez entrar na luta em defesa da Mulher, quando perdeu sua filha, Ana Alice, que foi vítima de abusos sexuais e morta impiedosamente. Ela relatou sobre a tragédia e disse que se tornou uma militante da causa e sempre acompanha todos os trabalhos realizados na cidade em prol dos direitos da mulher.
A coordenadora e Assistente Social do Creas de Queimadas, Cellyne Alves dos Santos destacou a importância da parceria da atual gestão com as Polícias Civil e Militar na luta do combate à violência contra a mulher na cidade e salientou a dinâmica da Semudes a respeito da questão da mulher, seja na valorização ou no combate à violência doméstica. “Essas parcerias são essenciais, a delegada Juliana Brasil, por exemplo, vem trabalhado no atendimento com as vítimas, garantindo a execução da lei, mas não esquece da questão da prevenção. Nesse sentido, hoje repassamos esclarecimentos a respeito da temática as mães e usuárias da nossa Secretaria. As ações preventivas serão no ano inteiro envolvendo a saúde e também educação. Com um único objetivo informar e mudar a realidade de muitas mulheres da cidade”, explicou.
A secretária da Semudes, Terezinha Dantas destacou os avanços das ações da gestão do prefeito Jacó Maciel a frente da luta pelos direitos da Mulher. “Temos durante esses três anos realizado reuniões, mesas redondas, debates e discussões em torno dos direitos da mulher e sempre as conscientizando da importância delas na sociedade. Temos alcançado nossos objetivos, principalmente quando vemos um número cada vez maior de participantes não apenas femininas, mas também despertando interesse do público masculino em nosso município”, destacou.
Terezinha analisou a mesa redonda como positiva e propositiva, uma vez que pretende estreitar os laços com as associações rurais para que as ações possam ser levadas para a zona rural. Ela também tem pretensões de trabalhar em conjunto com as secretarias de Saúde e Educação para que o respeito a mulher na sociedade possa ser ensinado desde cedo nas escolas do município. “Estaremos nos próximos dias nos reunindo para organizarmos uma agenda nesse sentido e nosso objetivo é poder levar conscientização e conhecimento a todas as mulheres de Queimadas para que elas possam saber onde, como e quando podem buscar ajuda”, finalizou.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial