Programa Brasil Mais Produtivo inscreve empresas na Paraíba
Publicado em 28 de setembro de 2016As empresas de pequeno e médio porte estão sendo convidadas a participar de uma ação nacional idealizada pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior – MIDC com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) através do SENAI.
Lançado este ano, o programa “Brasil Mais Produtivo” é coordenado pelo MIDC com o objetivo de aumentar a produtividade das pequenas e médias empresas. A iniciativa traz também a marca do Programa “Indústria+ Produtiva” da CNI/SENAI, que tem a proposta de realizar intervenções rápidas, de baixo custo, visando obter ganhos expressivos de produtividade nas empresas por meio de técnicas de manufatura enxuta.
A iniciativa conta com o apoio de outros parceiros que de alguma forma também atuam para o desenvolvimento do país. As entidades que assinam esta parceria são a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No Brasil, a meta é atender três mil indústrias distribuídas em todos os estados brasileiros e o investimento será voltado para quatro setores prioritários: Alimentos e Bebidas; Metalmecânico; Moveleiro; Vestuário e Calçados.
A Paraíba foi contemplada através do segmento de Calçados e Vestuário, que a princípio serão beneficiadas 60 empresas que voluntariamente tenham interesse em se cadastrar e participar do programa. Os segmentos atendidos e a quantidade de empresas a serem atendidas foram previamente definidos pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.
O conceito do programa baseia-se na redução dos sete tipos de desperdícios considerados os gargalos da produtividade nas empresas. São eles: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário e movimento e defeitos. Nas empresas, as ações serão desenvolvidas em um prazo de três meses, totalizando 120 horas. O programa não contempla investimentos em infraestrutura.
O SENAI irá atuar como parceiro na execução da Consultoria Tecnológica no Processo Produtivo. Com baixo custo e em curto prazo, as empresas terão resultados expressivos, reduzindo desperdícios no chão de fábrica. A expectativa é que os resultados sejam observados em três níveis: nas empresas, setorialmente e regionalmente.
Para participar do Programa Brasil Mais Produtivo, Indústria + Produtiva, as empresas devem manifestar a intenção de fazer parte das ações, preenchendo um formulário que está disponível no endereço www.brasilmaisprodutivo.gov.br
Outras informações na Paraíba, ligue para o telefone (83) 2101-5341.