Raimundo Lira protesta contra alta carga tributária do Brasil e reafirma posição contrária à recriação da CPMF

Publicado em 6 de outubro de 2015

Vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) e membro titular da Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CDN), o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) voltou a protestar contra a elevada carga tributária paga pelos brasileiros.

Raimundo Lira, que é empresário e economista, observou que os brasileiros já pagam impostos demais. A elevada carga tributária, segundo ele, é um empecilho para o desenvolvimento econômico, pois impede os setores produtivos de fazer os investimentos necessários para que o Brasil cresça.

O senador paraibano, que recentemente fez um pronunciamento no Senado sobre o tema, afirmou que nenhum país subdesenvolvido ou emergente chega ao nível de país desenvolvido com a carga tributária muito alta.

Ele destacou que os impostos, no Brasil, representam 36% do Produto Interno Bruto – PIB, enquanto que no mais importante País do mundo, os Estados Unidos, equivalem a apenas 25%; e na Índia, a tão somente 19%. “Não é o momento de aumentar os impostos”, disse o parlamentar.

Contra a CPMF – Com essa visão, Raimundo Lira já anunciou que irá votar contra a recriação da Contribuição Provisória Sobre Movimentações Financeiras – CPMF. Em diversas ocasiões, o parlamentar se colocou contrário à volta do imposto, por vários motivos, mas sob três argumentos básicos.

Primeiro, lembra Lira, porque um imposto como a CPMF não existe em nenhum país do mundo. “Voto contra ressuscitar a CPMF por vários motivos. Mas dentre os principais, primeiro porque é importante verificar que, apesar de ser um imposto de fácil cobrança, nenhum país do mundo, seja ele subdesenvolvido, emergente ou desenvolvido, adotou esse tipo de importo”, argumentou Raimundo Lira.

Outro argumento adotado pelo Senador para se posicionar contra a recriação da CPMF é que ela quebra o sigilo bancário do brasileiro, garantido na Constituição Federal. “A CPMF quebra o sigilo bancário de toda a população do País e, como sabemos, o sigilo bancário é garantido e assegurado pela Constituição Federal”.

Raimundo Lira também afirmou que, do ponto de vista da economia nacional, a CPMF “é o imposto mais estúpido que a inteligência humana poderia criar” pois ele pune a circulação da moeda do País “.

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial