Rede de sete laboratórios abertos do SENAI oferece apoio a startups inovadoras

Publicado em 4 de março de 2016

Em 2015, primeiro ano de atuação, os laboratórios viabilizaram R$ 4,25 milhões em investimentos para que ideias de empresas iniciantes pudessem evoluir para um novo produto, os laboratórios do SENAI estão localizados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Dourados (MS), Cuiabá, Salvador, Campina Grande (PB) e Manaus
As startups brasileiras que desejam lançar produtos inovadores podem contar com o apoio de uma rede de sete laboratórios abertos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Nesses locais, há equipes destinadas também a oferecer suporte técnico e consultoria de gestão, orientando, por exemplo, na melhoria do design dos produtos, na adoção de tecnologias mais recentes e também no aperfeiçoamento do modelo de negócio. Empreendedores têm, ainda, acesso a equipamentos como impressoras 3D para construir protótipos mecânicos e bancadas de eletroeletrônica para desenvolver protótipos de produtos eletrônicos.
O primeiro ano de atuação da rede possibilitou a atração de R$ 4,25 milhões em investimentos para que ideias de empresas iniciantes pudessem evoluir para um novo produto. Os laboratórios do SENAI estão localizados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Dourados (MS), Cuiabá, Salvador, Campina Grande (PB) e Manaus. Em 2015, eles realizaram 407 atendimentos.
A maior parte das empresas que busca o SENAI está atrás de suporte para o aperfeiçoamento de seus modelos de negócios e a infraestrutura necessária para a fabricação de protótipos. Além destes serviços, a rede oferece preparação dos projetos para apresentação a investidores e editais de subvenção, o que aumenta as chances de a startup receber investimento. Parte dos serviços é gratuita e os empreendedores podem contar com subsídio do Sebrae para se beneficiar da estrutura. Informações sobre o aporte financeiro podem ser obtidas nas unidades do Sebrae nos estados ou no próprio laboratório.

EXPANSÃO – Além dos laboratórios do SENAI, outros quatro ligados a universidades em Porto Alegre (RS), Santa Rita do Sapucaí (MG), São José dos Campos (SP) e Recife (PE) compõem a rede de inovação aberta SibratecShop. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ela conta ainda com o apoio financeiro do Sebrae.
Para 2016, a previsão do SENAI é implementar outros sete laboratórios em estados que ainda não contam com o serviço. Com a expansão, o SENAI pretende ampliar o apoio às startups contribuindo para crescimento do ecossistema de inovação local e com o desenvolvimento de tecnologias nacionais.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial