Representantes da CNI apresentam, na Paraíba, Núcleos de Acesso ao Crédito

Publicado em 6 de abril de 2016

O misto da burocracia e a falta de conhecimento são dois fatores que têm dificultado o crédito tanto para quem demanda, quanto para quem oferta. Esta informação foi confirmada recentemente, em Campina Grande, pela economista da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Suzana Squeff Peixoto Silveira, durante a apresentação dos Núcleos de Acesso ao Crédito, iniciativa da CNI, ocorrida no auditório da FIEP.
A apresentação dos Núcleos de Acesso ao Crédito na FIEP, focou especialmente à demanda da empresa. A equipe de representantes da CNI, também formada pela economista Maria Aparecida Bogado, veio à Paraíba com o objetivo de apresentar à diretorias, gerências e assessorias do Sistema Indústria, a proposta dos Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC). ”Nós vamos trabalhar formas de mostrar como a empresa deve fazer para está melhor preparada para ser mais acessível ao crédito, a partir de itens importantes como preparar um projeto. Isso resultará na abertura de novas portas junto as instituições financeiras, no sentido de se tentar facilitar esse processo”, explicou Suzana.
Pesquisas feitas pela CNI, que mostram que 40% das empresas industriais brasileiras de pequeno e médio porte afirmam que o valor aprovado no segundo trimestre de 2014 em operações de crédito foi menor que o necessário. Além disso, 26% das empresas avaliam que o prazo dos financiamentos obtidos também em 2014 foi mais curto do que em 2013. Diante destas dificuldades enfrentadas especialmente por micros, pequenas e médias empresas para conseguir financiamento, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) está desenhando, em parceria com as federações estaduais de indústrias, uma rede de Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC).
O objetivo dos Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC) é prestar informações aos empresários e apoiá-los na elaboração de projetos, articular novas linhas de crédito e melhores condições de financiamento junto a instituições financeiras. A iniciativa está sintonizada com o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 que estabelece em suas metas a ampliar a capacidade de investimento de Micro e Pequenas Empresas – MPEs.
Na Paraíba, a FIEP vai instalar dois Núcleos de Acesso ao Crédito, sendo um em João Pessoa e outro em Campina Grande. Os Núcleos estarão oferecendo uma cartela de serviços diversificada, a exemplo de Capacitações, e Assessoria sobre Documentação, Garantias, Prazos e Condições das Operações de Crédito, além de repassar informações sobre abertura de Conta em Instituição Financeira e Elaboração de Cadastro, e aquisição e credenciamento do Cartão BNDES, entre outros.
Também foi objetivo da visita ministrar uma capacitação, voltada a diretrizes do Núcleo de Acesso ao Crédito no Estado e promover uma capacitação, nesta sexta (01/04), junto à equipe paraibana que estará atuando no Estado com essa nova iniciativa da CNI. O grupo paraibano que participará da capacitação é formado por Denise Gadelha Bruna Lago, Samanda Silva, Zé Luis Neto, Saulo André e Mayne Ramos.
Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones: (83) 2101-53 65, em Campina Grande e (83) 3533-5585, em João Pessoa.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial