Secretária Ana Cláudia e coordenador estadual de gestão Valdé Silveira conhecem projeto ‘Castelo de Bonecas’, que garante vida nova para detentas

Publicado em 28 de julho de 2021

A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), Ana Cláudia Vital, acompanhada do Secretário Executivo da Sedam, Galego do Leite e do Dr. Valdé Silveira, Coordenador de Gestão estadual, conheceram na última segunda-feira, 26, o Projeto “Castelo de Bonecas”, unidade da Penitenciária Feminina de Campina Grande e que tem por objetivo a ressocialização de mulheres privadas de liberdade.
Diferentemente da unidade de João Pessoa, o Projeto em Campina Grande não tem tido as bonecas de pano como carro-chefe do Projeto, mas sim as utilidades domésticas. As bonecas estão sendo produzidas também, mas apenas por encomenda.
Anairis Almeida, diretora da Penitenciária Feminina, afirmou que algumas apenadas já têm certa experiência na confecção de bonecas, inclusive produziram algumas unidades que foram expostas na inauguração. E acrescentou: “É um projeto que está fazendo a diferença na vida delas (num total de sete) porque de volta à sociedade saberão produzir alguma coisa e custear a vida delas e de suas famílias”.


Ana Cláudia disse que esse projeto do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Administração (Seap), em parceria com a Fundação Cidade Viva e o Ministério Público do Trabalho, é resultado da política de reinserção social que o governo do estado vem adotando dentro do sistema penitenciário paraibano.
“As reeducandas de Campina Grande estão tendo a oportunidade de aprender um ofício e quando retornarem para a sociedade, poderão confeccionar bonecas e itens domésticos para seu sustento como artesãs”, destacou a Secretária Ana Cláudia.
A diretora da penitenciária feminina explicou ao coordenador de gestão Valdé Silveira que as reeducandas que participam do projeto, serão beneficiadas com remição de pena. Assim, para três dias trabalhados no projeto, um dia a menos no presídio, além de remuneração, que é depositada em conta bancária da família.
As reeducandas passam por uma oficina de capacitação profissional visando à boa prática, que é o Castelo de Bonecas, para confeccionar, além das bonecas de pano, artigos manuais, dentre outras peças artesanais.
O Ministério Público do Trabalho participa do projeto com a doação de insumos para a confecção das bonecas, além das máquinas de costura, móveis, cadeiras, mesas e armários.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial