Segmento de Cerâmica Vermelha se fortalece na Paraíba

Publicado em 13 de abril de 2016

O segmento da Indústria Cerâmica Vermelha avança no mercado da construção e se fortalece na Paraíba. A informação é do presidente do Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha na Paraíba – (SINDICER/PB) e vice-presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER), João Gomes de Andrade Neto (foto), repassada em entrevista ao Programa Paraíba Tem, que deve ir ao ar nos próximos dias. Com um faturamento anual de quase 18 bilhões, o segmento oferece quase 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos, distribuídos em cerca de 9 mil empresas, o setor corresponde a 5% do PIB da construção civil em todo o país.

“A Indústria da Cerâmica Vermelha, está instalada no interior dos grandes centros, a fim de se ter uma maior aproximação da matéria prima. Na Paraíba o nosso segmento possui cerca de 150 empresas e uma produção mensal média de 600 milhões de peças, 1,5 toneladas”, revela. Apesar do momento recessivo enfrentado em todo pais, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último Censo, mostram uma produção no setor de cerâmica vermelha de 63 bilhões de peças por ano (75% de blocos / tijolos e 25% de telhas), levando a um faturamento de R$ 18 bilhões. O setor representa 4,8% da Indústria da Construção Civil, com geração de 293 mil empregos diretos e 900 mil indiretos.

“A base de produção do nosso segmento é composta principalmente da fabricação de tijolos, telhas, blocos estruturais de vedação, blocos para Lages e alguns produtos especiais para ornamentação em ambientes como praças, calçadas e construção aparente como churrasqueira”, explica. A clientela alvo da Indústria da Cerâmica Vermelha é bem diversificada. “Nossa clientela é composta por construtoras, empreiteiras depósitos de material de construção. Mas, percebemos também que outros segmentos e até alguns profissionais liberais como médicos, advogados, entre outros, têm também investido na indústria da construção e atuado condições de uma pequena construtora”, conclui. Maiores informações sobre a Indústria da Cerâmica Vermelha na Paraíba, ligue: (83) 2101-5322

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial