Seminário reforça as relações de Comércio entre a Paraíba e Cuba

Publicado em 21 de agosto de 2015

O Seminário Oportunidades de Negócios e Investimentos em Cuba, aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 18 de agosto, no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco. Este projeto tem o objetivo de estimular a expansão do mercado paraibano divulgando o comércio no exterior. Alguns dos setores econômicos envolvidos são o farmacêutico, turístico, indústrias alimentícias, hotelaria e construção.
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho participou do evento, ao lado de representantes da Embaixada da República de Cuba e da consulesa-geral de Cuba, Laura Pujol, do presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, do presidente da Fecomércio – PB, Marconi Medeiros e da presidente da CINEP, Tatiana Domiciano.
Durante o evento, foram apresentadas importantes mudanças na economia cubana em decorrência da nova legislação aprovada em 2014. Com a implantação da Zona de Desenvolvimento Especial no Porto de Mariel, estão sendo criadas novas oportunidades de negócios onde várias empresas brasileiras estão realizando investimentos. Neste cenário, empresas paraibanas podem expandir seus negócios para o mercado cubano e caribenho.

Negócios
Quando a consulesa-geral iniciou o seminário, ela pontuou sua apresentação mencionando alguns pontos como economia cubana na exportação, turismo, serviços de saúde, entre outros. O reconhecimento do governo dos Estados Unidos sobre o fracasso da sua política de guerra econômica contra Cuba, possibilitou que companhias americanas também ficassem interessadas no investimento. Um momento também foi reservado para os projetos que estão em andamento com o Brasil, assim como o já citado, Programa Mais Médicos, que ao todo, inclui 11.400 médicos cubanos no país.
Segundo ela, houve uma atualização do modelo econômico de Cuba e com isso, a promoção do investimento estrangeiro. Essa é uma das ações de maior destaque no processo de atualização e deve permitir elevar de maneira sustentável o ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A partir dessa visão de importância sobre o investimento estrangeiro, se criou políticas para tornar isso realidade.
As melhores vantagens, segundo Laura, são as tributárias.
O investidor irá usufruir de plena proteção e segurança jurídica e livre transferência ao exterior, em moeda livre conversível dos dividendos ou benefícios obtidos, sem pagamento de tributos.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial