“SENAI arretado” alinha costumes culturais à geração 4.0

Publicado em 13 de junho de 2019

Alunos do Curso Técnico em Administração do Centro de Educação Profissional Professor Stênio Lopes (CEPSL) do SENAI em Campina Grande (PB), se juntaram para promover a segunda edição do “SENAI Arretado”, evento cultural em comemoração aos festejos juninos que acontecerá na próxima terça-feira (18).
O objetivo desta iniciativa vai além das comemorações juninas. A intenção do evento é fazer com que os estudantes coloquem em prática habilidades aprendidas no curso técnico e, assim, possam alinhar os valores pertinentes à Geração 4.0 às raízes culturais locais. Como? “Arrastando o pé no ritmo da tecnologia 4.0” irá exigir dos alunos: planejamento, criatividade, organização, direção e controle, ou seja, as Soft Skills que são competências comportamentais que passam a ser diferenciais no mundo trabalho.
Os alunos do turno manhã e tarde estão sendo envolvidos em todo o processo desde a criação do evento até a execução, desempenhando funções diversas que cabem à área administrativa. Eles foram distribuídos em equipes e cada equipe ficou responsável por um das etapas do processo de realização do evento.
As inscrições para o evento e divulgação do “SENAI Arretado” foram organizadas por meio de ferramentas tecnológicas, com o objetivo de conscientizar os jovens estudantes de que é possível manter e valorizar as potencialidades e tradições regionais mesmo com o uso da tecnologia. No final de todo o processo, as equipes terão como missão, analisar os resultados da iniciativa e se tudo saiu conforme o planejado.
“No SENAI temos alunos jovens, entre 16 e 23 anos, então, não podemos deixar que eles percam esses referenciais culturais, até porque não importa a tecnologia que você usa, sempre podemos alinhar às nossas raízes nordestinas e perpetuar nossos valores e cultura”, explica a docente do Núcleo de Gestão do SENAI, Alcione Valeria Bento da Silva.
Entre as atrações realizadas internamente, haverá apresentação do trio de forró composto por alunos do SENAI, quadrilha junina, brincadeiras tradicionais, “cupido anônimo”, Web Rádio e um concurso cultural de cordel e xilogravura com o tema “Tecnologia 4.0” que será julgado pelos poetas paraibanos, Silas Paraíba e Aziel Lima.
São João de Campina Grande (PB) – Campina Grande é conhecida como a cidade do “Maior São João do Mundo”, principal evento turístico do interior do Brasil que, anualmente, alavanca a economia local. A festa proporciona aos visitantes uma programação de 30 dias, com grandes shows, apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos, barracas, ilhas de forró e locomotiva forrozeira, entre outros atrativos que tornam a cidade a principal referência nacional no seguimento. Uma comemoração que, além de dar continuidade às tradições locais e gerar empregos, segundo o ministério do Turismo, em 2018, incrementou na economia da cidade R$ 240 milhões e recebeu 2,5 milhões de turistas.
Texto/Colaboração: José Pedro Silva

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial