SpaceX, de Elon Musk, decola para 1º voo orbital com civis no espaço

Publicado em 16 de setembro de 2021

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, iniciou seu voo orbital nesta quarta-feira (15), com o objetivo de fazer o turismo espacial ultrapassar uma nova fronteira. Vai ser o voo com humanos que chegará mais longe, depois do programa Apollo.
Serão 3 dias dando voltas ao redor da Terra, por isso se trata de um voo orbital. O foguete Falcon decolou por volta das 21h (horário de Brasília) do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, de onde costumam partir as missões da Nasa.
A bordo estavam 4 tripulantes que representam outro marco: é o primeiro voo orbital só com civis. Não há astronautas profissionais a bordo. Elon Musk também não viajou com eles.
Principais momentos da decolagem
Os tripulantes entraram na cápsula Dragon duas horas antes do voo. Eles passaram o tempo todo esperando a decolagem sentados e com os cintos afivelados, enquanto diversas checagens eram feitas.
Elon Musk foi assistir ao lançamento. Ao contrário de Jeff Bezos e Richard Branson, seus “rivais” bilionários que também investem no turismo espacial, o empresário não faz parte da tripulação. Ele apareceu usando máscara, apesar de já ter feito declarações minimizando a Covid.
A decolagem aconteceu às 21h03 (horário de Brasília), dentro do previsto.
Um minuto depois apareceram as primeiras imagens da tripulação dentro da cápsula.
Cerca de 2 minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete Falcon, responsável pelo impulso inicial, se desprendeu retornou ao solo, dentro do planejado. O segundo estágio se separou cerca de 10 minutos após a decolagem, quando, então, a cápsula com os tripulantes passou a orbitar.
A SpaceX encerrou a transmissão pouco depois.

Entenda a viagem
A previsão é de que o pouso aconteça dentro de 3 dias, no litoral da Flórida. Nesse meio tempo, a cápsula Dragon dará voltas ao redor da Terra. A cada 90 minutos, um giro será completado.
Esta é o voo com maior distância já feito por humanos desde o programa Apollo, que levou o homem à Lua A altitude alvo é de 575 km, além das órbitas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), para onde SpaceX já viajou com astronautas, ou mesmo do telescópio espacial Hubble.
Além das 4 pessoas a bordo, a cápsula carrega itens curiosos que depois serão vendidos em um leilão beneficente, como uma versão inédita da música “Time in disguise”, do King of Leons.

SpaceX vs Bezos vs Branson
A missão Inspiration4 da SpaceX é diferente das que fizeram Bezos e Branson. Os voos deles foram do tipo suborbital e duraram menos de 1 hora.
Em julho, Richard Branson, da Virgin Galactic, fez um voo de 20 minutos em uma nave que era um misto de avião com foguete, superando 80 km de altitude, o suficiente para ser considerado pioneiro no ramo.
Dias depois, Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, ficou 10 minutos a bordo da nave da sua empresa Blue Origin, lançada por um foguete tradicional acima da linha de Kárman.
Essa linha fica a 100 km do nível do mar e que muitos consideram o limite para delimitar o início do espaço – a Nasa, por outro lado, aceita o limite de 80 km.
O voo, sem piloto, também foi um marco no setor.
Como objetivo, todas essas empresas querem fazer crescer esse segmento, mas existem muitas diferenças técnicas entre suas naves.
Foto: Joe Skipper/Reuters
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial