Única apresentação de “O Gato Preto no Teatro”

Publicado em 19 de agosto de 2015

No dia 7/08 em São Paulo tivemos a única apresentação (por enquanto), da peça o Gato Preto, conto escrito por; Edgar Allan Poe, ela fez parte da conclusão da Pós-Graduação em Direção Teatral, da Escola Superior de Artes Celia Helena, de Glaucia Cardoso. Esta peça foi estrelada pelo renomado ator Mario Candido, com a direção de Glaucia Cardoso, e na assistência de direção Vitória Lopes.
g2O conto de “O Gato Preto” traz um homem que, movido pelo abuso do álcool e pela ira provocada pelo amor incondicional que um bicho pode dedicar a seu dono, vê seu sentimento se transformar em perversidade, e acaba por enforcar seu gato. Perseguido pelo fantasma do gato, ele adota outro animal, que, com o passar do tempo, além de despertar a mesma aversão em seu dono, revela em sua pelagem a marca da forca.
Tivemos a oportunidade de entrevistar o grande ator Mario Candido, o protagonista da peça, e ele nos respondeu algumas perguntas, vamos lá que está super interessante acompanhar:

Bia Ballotto: Conta pra gente como foi participar desta peça do renomado escritor Edgar Allan Poe?
Foi realmente um prazer, Bianca. Me senti muito honrado quando recebi o convite para interpretar um monólogo de uma pós-graduação, em direção teatral, de uma respeitada escola de teatro.Um monólogo de cerca de meia hora. Este seria meu maior desafio como ator. Não sabia se seria capaz de decorá-lo, decorá-lo bem, buscando organicidade, subtexto, superobjetivo. Teria tempo suficiente para descobrir o personagem, resultando em algo satisfatório? Não tinha idéia. Mas como adoro desafios, amo o ofício do ator e sou estudante vitalício dele, aqui estou eu.
Gosto de buscar interpretar personagens densos, com questionamentos emocionais. Os acho interessantes, complexos. Após ler o texto, me senti presenteado. Enfim, Poe é apaixonante e me sinto muito grato pela confiança!

g1Bia Ballotto: Como foi e quanto tempo durou a preparação para esta peça ser concretizada no dia de hoje?
No dia 4 de maio recebi o convite e o texto. Após aceitar o convite. Já demos início a preparação.
Como todo trabalho, além de consultar com quem pode me auxiliar no meu trabalho como ator (livros, filmes, conversas), busco conhecer o máximo que posso de informações, referências, sobre o que trata a história do trabalho em si. Através de livros, vídeos, filmes, músicas, observação. Durante os ensaios, vi que a Glaucia, na direção, tem uma busca de trabalho muito parecido com a minha, como ator. Isso me agradou muito e me deixou mais à vontade com ela. Gostei muito dos exercícios teatrais, me ajudaram nos antecedentes. Gostei muito dela ter pedido a ajuda da Vitória para minha preparação, para me auxiliar a descobrir o personagem. Gostei muito do figurino e da caracterização sugeridos por ela, que eu mesmo fiz.
gBia Ballotto: Conta pra gente quais são os projetos da peça daqui pra frente, para onde querem levar este espetáculo ?
Pretendemos buscar realizar a peça em locais culturais, buscar apresentar o Poe por aí, aos seus fãs e possíveis novos fãs. Algo que pensamos em fazer e que tem a possibilidade de concretizar-se, é , contratados por uma editora de livros, apresentar o “O Gato Preto No Teatro”, em livrarias, como um “pocket show”. Já que a peça é um monologo, em forma de depoimento, sem grande movimentação, com poucos objetos de cena e com duração de cerca de trinta minutos. Creio que o clima intimista, irá enriquecer a peça.
Bia Ballotto: Nos diga também sobre os seus projetos para sua carreira ? Novelas, sereados, peças, clipes ? Enfim, agora quais são os seus projetos?
Ando num bom momento. Interpretando personagens para diversificados trabalhos. Como interpretar um candidato à vaga de emprego de Telecom, para treinar o RH do canal ESPN, teatro corporativo, comercial de TV como corredor (correndo e falando o tempo todo (risos), interpretando um diretor de TV que entrevista a Vivi na novela Chiquititas.
Amanhã começo um trabalho de alguns dias, num evento internacional, em que terei que atuar improvisando em inglês. Um desafio e tanto para treinar o inglês, que aprendi em Los Angeles. Mas há algumas semanas atrás, fiz um curso de conversação, para dar uma afiada na fluência.

g3Daqui duas semanas, vou pro Rio, filmar um curta-metragem, que é ambientado nos anos sessenta, em que irei interpretar o Alberto, empresário de uma atriz famosa.
Ontem, soube do roteirista e produtor, Isaac Hunna, do seriado “Infidelidades Reveladas”, que filmamos o piloto (episódio para apresentar para mercado), tem previsão para serem filmados os primeiros episódios ainda este ano. Nele interpreto Roque Shurmann, especialista em disfarces, assistente da detetive Evelyn.

Caso queiram conhecer tudo o que esse excelente ator vem fazendo, ou já fez em sua carreira de diversas experiências, segue onde encontra-lo.
www.mariocandido.com
www.youtube.com/mariocandidovideos

Se quiserem saber mais sobre o monólogo apresentado, segue o link:
www.facebook.com/ogatopretonoteatro
Intagram: @ogatopretonoteatro

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial