Vereadora Jô Oliveira cobra da prefeitura a volta do serviço de atendimento para a população em situação de rua. Câmara aprova o pedido
Publicado em 27 de março de 2021![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2021/02/Jô-Oliveira--1024x683.jpg)
Em sessão realizada na última quarta-feira (24), a Câmara Municipal aprovou requerimento da vereadora Jô Oliveira (PCdoB), que pede ao poder executivo e a Secretaria de Assistência Social (Semas), a retomada de alguns serviços que já estavam sendo prestados à população que se encontra em situação de rua no município de Campina Grande.
Os serviços referem-se a retirada de documentos, aluguel de imóveis, passagens de ônibus, banheiros públicos e banheiros móveis, educadores sociais e acompanhamento psicológico, entre outras ações.
Muitas das pessoas em situação de rua no Centro de Campina Grande apresentam quadros de deficiência mental agravados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, e os pontos de consumo dessas substâncias geram aglomerações, que podem contribuir para o agravamento da crise sanitária enfrentada atualmente. Também há crianças em situação semelhante, que precisam de acesso a condições mínimas de higiene e assistência médica.
Quanto a isso, a parlamentar destaca que é função da gestão municipal desenvolver ações e políticas públicas que possam garantir a essas pessoas em situação de rua, o acesso a direitos básicos que estão previstos na constituição.
“Infelizmente, nesse período de pandemia, percebemos o aumento da população em situação de rua aqui em nosso município, e essas pessoas precisam da assistência e do olhar sensível por parte do poder público, que constitucionalmente tem o papel de garantir direitos essenciais a essas pessoas. Por isso, solicitamos a retomada de alguns serviços que vinham sendo oferecidos em benefício dessa população que se encontra em estado de vulnerabilidade, sobretudo nesse momento de pandemia”, afirma Jô Oliveira.