Astronauta russo publica foto de Brasília feita de estação espacial; veja

Publicado em 1 de setembro de 2017

aviaoBRO astronauta russo Sergey Ryazanskiy publicou nesta quinta-feira (31), em redes sociais, uma foto em alta resolução da área central de Brasília, capturada diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS). No registro, é possível ver a Esplanada dos Ministérios e o estádio Mané Garrincha, além das asas que dão forma ao Plano Piloto.
“A porção principal de #Brasília lembra um avião, não?”, comentou Ryazanskiy, em inglês e russo, na legenda da imagem.
Em resposta, usuários do Twitter e do Instagram explicavam que o planejamento da cidade foi inspirado em um avião – ou em uma borboleta, a depender da versão preferida –, e que os “bairros” são chamados de Asa Sul e Asa Norte por causa disso.
Ao longo desta quinta, Sergey Ryazanskiy também postou imagens aéreas de desertos espalhados pelo mundo, com cores variadas, além de um registro de Bagdá, no Iraque, vista da estação espacial. Em um vídeo, o cosmonauta russo também mostrou o efeito neon da aurora sobre a superfície da Terra.
Na imagem de Brasília, além dos monumentos do Plano Piloto, é possível ver trechos do Lago Norte e do Lago Sul, e uma porção grande do Lago Paranoá. Regiões como Noroeste, Vila Planalto, Setor Militar Urbano e Sudoeste também couberam na imagem.

Direto do espaço
A Estação Espacial Internacional é, hoje, o maior projeto humano na órbita da Terra. O primeiro componente foi lançado em 1998 e, desde então, 53 expedições de astronautas já foram lançadas à estrutura.
Por dia, a ISS dá cerca de 15 voltas e meia na superfície da Terra. Para se manter em órbita, a estação precisa ficar entre 330 km e 435 km de altura.
O projeto é desenvolvido de modo cooperativo por Canadá, Japão, Rússia e Estados Unidos, além da Agência Espacial Europeia (que reúne 13 países). O Brasil chegou a constar entre os países participantes, mas foi “expulso” em 2007 por discordâncias burocráticas, sem contribuir efetivamente para a estação.
Como cosmonauta, Sergey Ryazanskiy participou das Expedições 37 e 38 à ISS, entre 2013 e 2014. Após três anos em solo, o russo voltou para a estação espacial no último dia 28 de julho. A previsão é de que ele só “desça” em março do ano que vem, ao fim da Expedição 53.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial