Autonomia do Banco Central aumenta credibilidade da instituição, avalia CNI

Publicado em 13 de fevereiro de 2021

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que a autonomia do Banco Central (BC) aumentará a credibilidade da instituição e a eficácia da política monetária. De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a aprovação do projeto de lei complementar 19/2019 contribuirá para o maior controle da inflação e possibilitará que esse controle seja feito por meio de taxas de juros mais baixas.
“A nova legislação colocará o Brasil em linha com a experiência internacional. O BC autônomo também é importante para a adesão do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), grupo de países que segue padrões de governança considerados de excelência”, afirma Robson Andrade. “Esse tipo de avanço institucional é também uma prova da robustez da democracia brasileira”, acrescenta.
Dados do The Bank of England (Banco da Inglaterra) mostram que o Brasil é o único que não adota o modelo de autonomia operacional da sua maior autoridade monetária, entre 27 importantes economias do mundo que trabalham com metas de inflação.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial