Deputados participam de inauguração da Sala de Impressa Braille do Jornal A União

Publicado em 1 de novembro de 2017

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, participou, nesta segunda-feira (30), da inauguração da Sala Imprensa Braille do Jornal A União. A entrega do setor foi feita pelo governador Ricardo Coutinho. A produção da versão Braille terá periodicidade mensal, reunindo matérias atemporais e de maior relevância.

Na ocasião, o chefe do Legislativo paraibano ressaltou a importância da iniciativa e fez elogios ao Governo do Estado. “É um projeto de muita relevância, inserir o Braille para que todos tenham acesso ao conteúdo. Isso demonstra a sensibilidade que o governo tem com todas as camadas da sociedade. Uma ação inclusiva que demonstra respeito e cidadania”, afirmou Gervásio.

O governador, Ricardo Coutinho, destacou o ineditismo da iniciativa inclusiva para a população de deficientes visuais da Paraíba. “É uma iniciativa inédita e fundamental, isso se chama inclusão. Tem gente de todas as condições dentro de uma comunidade, é preciso trabalhar para que essas pessoas possam ter os acessos que, anteriormente, não tinham”, explicou.

Ricardo também destacou a importância do Jornal A União e deu detalhes sobre o versão Braille. “A leitura em Braille é fundamental, e A União é mais do que um jornal, é um laboratório de experimentação, é um símbolo de convergência de interesses e de necessidades. A união vai estar inovando, com seus mais de cem anos, tendo agora de uma forma permanente, mensalmente, uma edição em Braille, com notícias que sejam atemporais. Isso é um avanço muito grande da FUNAD junto com a União, para que a gente possa sempre caminhar adiante”, afirmou o governador.

O deputado João Gonçalves também esteve presente na inauguração e comentou sobre a iniciativa. “É muito importante que o governador também tenha essa preocupação com os deficientes visuais”, afirmou.

De acordo com a jornalista, Joana Belarmino, a criação da versão Braille é uma grande vitória para os deficientes visuais do Estado. “Eu penso que o governo do Estado hoje marcou um grande gol nos projetos de acessibilidade da Paraíba. Na verdade, um jornal em Braille pode ser para alguns uma coisa insignificante, mas para as pessoas com deficiência visual é indispensável. As pessoas cegas nunca puderam ler jornais, depois da web, eles ainda têm barreiras de acessibilidade nas páginas de jornais, portais etc. Então, é uma grande conquista para as pessoas cegas!” declarou.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial