Edital de Inovação da Indústria aprova projeto do SENAI/PB

Publicado em 27 de novembro de 2017

aprovadoA competitividade industrial é movida pela inovação. Por essa razão, financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores da indústria nacional tem sido o foco do Edital de Inovação da Indústria, cujo resultado do ciclo 2017.2, recentemente divulgado, aprovou o projeto paraibano Sistema Modular de Controle de Dispositivos, desenvolvido pela empresa Inovathys Sistemas Inteligentes, instalada em João Pessoa, em parceria com o SENAI/PB.
O Edital de Inovação da Indústria, até ano passado chamado por Edital SENAI SESI de Inovação, foi lançado em 2004 e aprovou em três anos, 759 projetos em parceria com 649 empresas industriais brasileiras e startups de base tecnológica, investindo de mais de R$ 400 milhões. O projeto paraibano, trata-se de uma plataforma de hardware para controle de equipamentos baseado no conceito de internet das coisas, com tamanho reduzido e com aplicação em diversos equipamentos e dispositivos. A Internet das Coisas, ou simplesmente internet, é uma rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão com rede capaz de coletar e transmitir dados.
A plataforma Sistema Modular de Controle de Dispositivos utiliza componentes de baixo custo, proporcionando ganhos em qualidade de vida, controle, conforto e outros fatores aliados à redução do consumo e de gastos provocados pelo uso de equipamentos e sistemas elétricos. Os benefícios propostos pelo Sistema Modular de Controle de Dispositivos, da empresa Inovathys Sistemas Inteligentes, vão ainda mais além, uma vez que seu uso permite economia de energia, qualidade de vida, valorização de imóvel, aumento da produtividade, elevação do número de vendas, conforto e economia de recursos. Embora a economia provocada pela eficiência energética seja a principal intenção do projeto paraibano, outros benefícios podem ser agregados resultantes ao uso da plataforma, a exemplo de conforto, segurança e controle, agregando valor ao produto consumidor do sistema.
Criado para atender vários setores, desde o industrial até o residencial, o Sistema Modular de Controle de Dispositivos nasceu a partir da demanda das organizações, em tempos de crise econômica, diminuírem o consumo de energia, considerando que o país ainda vivencia uma crise hídrica e a necessidade de usar a energia de forma racional. O Sistema permite trocar apenas uma parte do módulo para alterar suas funções. Se o cliente optar por trocar o interruptor convencional por circuito dimmer, não precisa o módulo inteiro, apenas parte dele.
Este ano, por meio de parceria do SEBRAE, SENAI e SESI, o Edital de Inovação da Indústria deve distribuir 53,6 milhões em aportes. É dessa forma, que a Indústria valoriza as boas ideias focadas no desenvolvimento.
Informações complementares, na Paraíba, sobre Edital de Inovação da Indústria, podem ser obtidas por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial – Laboratório Aberto SENAI, por meio do fone (83) 3182-3703.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial