Eleição dos EUA: Trump faz ameaça e tenta ´dar um jeitinho´ para ‘encontrar´ votos e anular a vitória de Biden

Publicado em 4 de janeiro de 2021

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ao principal funcionário eleitoral da Geórgia para “encontrar” votos suficientes para anular o resultado das eleições americanas.
“Eu só quero encontrar 11.780 votos”, disse Trump ao secretário de Estado republicano Brad Raffensperger em uma gravação divulgada pelo Washington Post.
Na ligação, é possível ouvir Raffensperger respondendo que os resultados da Geórgia estavam corretos.
Biden venceu a Geórgia ao lado de outros Estados indecisos, ganhando 306 votos do colégio eleitoral contra os 232 de Trump.
Desde a votação do dia 3 de novembro, Trump vem alegando fraude eleitoral generalizada sem fornecer qualquer prova.
No domingo, o presidente americano escreveu no Twitter que Raffensperger não deu detalhes da fraude. “Ele não tem ideia!”, Trump afirmou.
Todos os 50 estados certificaram o resultado da eleição, alguns após recontagens e recursos legais. Até agora, os tribunais dos EUA rejeitaram 60 contestações à vitória de Biden.
O Congresso deve aprovar formalmente o resultado da eleição no dia 6 de janeiro.
Biden, do Partido Democrata, deve tomar posse como presidente duas semanas após a ratificação, em 20 de janeiro.
Os eleitores na Geórgia devem votar novamente na terça-feira (5) para eleger dois senadores para o estado. O resultado pode determinar o equilíbrio de poder no Senado — se os dois candidatos democratas vencerem, haverá números iguais de senadores republicanos e democratas e a vice-presidente eleita democrata Kamala Harris terá o voto decisivo.
Os democratas de Biden já controlam a Câmara dos Representantes.

O que aconteceu durante a ligação?
Nos trechos divulgados pelo Washington Post, Trump pode ser ouvido bajulando e pressionando o secretário de Estado da Geórgia em diferentes momentos.
Ele insistiu que havia vencido as eleições na Geórgia e disse a Raffensperger que “não havia nada de errado em dizer que você recalculou”.
O Sr. Raffensperger respondeu dizendo: “O desafio que você tem, senhor presidente, é que os dados que você tem estão errados.”
Mais tarde, na mesma ligação, Trump disse que o boato era que as cédulas haviam sido destruídas e o mecanismo de votação removido do condado de Fulton — uma acusação que o advogado de Raffensperger disse ser infundada.
O presidente então ameaçou o oficial com possíveis consequências legais.
“Você sabe o que eles fizeram e não está denunciando. Isso é um crime. Você não pode permitir que isso aconteça. É um grande risco para você e para Ryan, seu advogado”, disse Trump.
Ele disse que Raffensperger deveria reexaminar o resultado no estado.
“Você pode reexaminar, mas reexaminá-lo com pessoas que querem encontrar respostas, não pessoas que não querem encontrar respostas”, disse ele.
“Senhor Presidente, o senhor tem pessoas que enviam informações e nós temos nosso pessoal que envia informações e então elas chegam ao tribunal e o tribunal tem que tomar uma decisão”, respondeu o Sr. Raffensperger. “Temos que defender nossos números, acreditamos que nossos números estão certos.”
Foto: Reuters / BBC News Brasil
Terra

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial