Ex-secretário de Veneziano confirma informação de ex-auxiliar de Romero: dinheiro da revitalização da Feira ficou em conta

Publicado em 16 de outubro de 2015

O ex-secretário de Obras da gestão passada, Alex Azevedo, confirmou nesta quinta-feira (15) informação publicada pelo ex-secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Márcio Caniello, de que os mais de R$ 19 milhões destinados ao projeto de revitalização da Feia Central de Campina Grande estavam na conta da Prefeitura de Campina Grande, no início da atual gestão.

Esta semana, o vereador Olímpio Oliveira cobrou, da tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, informações sobre o destino dos recursos e sobre projeto, que chegou a ser iniciado na gestão passada, mas que, na atual gestão, foi abandonado. Olímpio ficou surpreso ao acompanhar declarações do atual secretário de Obras da PMCG, André Agra, sobre a inexistência de recursos em conta para a revitalização.

Olímpio, parlamentar que teve origem na Feira Central, inclusive já presidindo a associação dos feirantes, estranhou o secretário André Agra ter declarado que existem apenas 26 mil reais em recursos disponíveis para as obras de recuperação da Feira Central e que os recursos anunciados desde a gestão anterior – cerca de 20 milhões – nunca foram creditados pela Caixa Econômica Federal.

Segundo Olímpio, as informações de André Agra não batem com o que declarou o professor Márcio Caniello, ex-secretário de planejamento da gestão Romero Rodrigues, que se utilizou do perfil no Facebook da Associação dos Feirantes do Mercado Central – AFEMEC – para fazer, segundo ele, “a pergunta que não quer calar: ‘por que a obra não é realizada?’”

Márcio Caniello afirma que os recursos, na ordem de mais de 19 milhões, existiram. Ele, inclusive, anexou na postagem um documento da Caixa Econômica Federal comprovando a existência da verba e disse que, como a Prefeitura de Campina Grande não teria feito a sua parte, “muito provavelmente a PMCG deve ter perdido o dinheiro”.

O ex-secretário de Obas da gestão Veneziano, Alex Azevedo, lembrou que a revitalização da Feira Central foi iniciada na gestão passada, com a elaboração do projeto, após ampla discussão com os feirantes. Ele lembrou que a Prefeitura iniciou a execução do projeto, chegou a pagar algumas indenizações e iniciar a parte de esgotamento sanitário, pagando as primeiras parcelas das primeiras medições.

Porém, lembra Alex, o Iphaep ameaçou embargar a obra devido ao tombamento de parte do patrimônio do Mercado Central. “Na época, Veneziano não quis esticar a corda com o Iphaep, ingressando na justiça. Ele optou pela solução amigável. O projeto foi refeito com a supervisão do próprio Iphaep, que o aprovou. Depois, ingressamos com o novo projeto junto à Caixa Econômica”, diz.

Alex Azevedo lembra que, com a posse do prefeito Romero Rodrigues, a atual gestão não quis dar continuidade ao projeto elabora do pela prefeitura com a supervisão e aprovação do Iphaep, optando por elaborar um novo projeto, “contrariando o próprio Iphaep, que já havia supervisionado e aprovado as mudanças”.

Enquanto isso, lembra Alex Azevedo, a verba conseguida na época pelo ex-senador Vital do Rêgo para a revitalização da Feira Central continuava disponível na Caixa Econômica Federal. Porém, para ser liberada, necessitaria de haver duas coisas: a execução da obra e suas consequentes medições.

“Mas a Prefeitura optou por não dar prosseguimento às obras iniciadas na gestão anterior para mudar o projeto, esticando a corda com o Iphaep. Enquanto isso, o dinheiro estava na caixa, como confirma na nota publicada no facebook o próprio ex-secretário da gestão atual, Márcio Caniello. O problema é que a Prefeitura tinha que dar continuidade à obra e não deu. Provavelmente, esses recursos foram perdidos, lamentavelmente”, disse Alex.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
DO DEPUTADO FEDERAL VENEZIANO VITAL DO RÊGO

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial