Gasolina subiu 52,7% nos governos Lula, Dilma e Temer, juntos. Com Bolsonaro reajuste é de 70,6%

Publicado em 18 de junho de 2022

O preço da gasolina subiu mais de 70% no governo de Jair Bolsonaro (PL). No segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o valor teve baixa de 0,3%. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e foram divulgados pela holding QR Capital.
Os números mostram que nos governos Lula, Dilma e Temer, juntos, o aumento da gasolina foi de 52,7%, enquanto só no governo Bolsonaro o reajuste já atingiu 70,6%.
Bolsonaro segue na tentativa de fugir da responsabilidade pelo alto valor dos combustíveis, mas, pelo cargo que ocupa, tem poder de indicar o presidente da Petrobrás e nomes para conselhos da empresa, que definem a política de preços da estatal.

O quanto a gasolina aumentou em cada governo:
Lula I: +16,7%
Lula II: -0,3%
Dilma I: +11,6%
Dilma II: +12,3%
Temer: +12,1%
Bolsonaro: +70,6%

Nesta sexta, a Petrobras anunciou mais um reajuste de +5,18% na gasolina e +14,26% no diesel.
Fonte: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Variação medida a partir do preço médio determinado mensalmente pelo órgão, na janela de Jan/2003-Mai/2022.
O líder dos caminhoneiros autônomos, Wallace Landim, afirmou que a categoria deve fazer greve em protesto contra a política de preços da Petrobrás.
O deputado federal Nereu Crispim (PSD-RS), presidente da Frente Nacional em Defesa do Caminhoneiro Autônomo e Celetista, fez críticas ao que chamou de “falácia” de Bolsonaro.
Brasil 247

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial