João Dantas pede prioridade para o desassoreamento do Açude Velho

Publicado em 5 de maio de 2016

O vereador João Dantas (PSD) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Campina Grande, onde solicita por parte da Prefeitura Municipal que coloque como prioridade no orçamento, a realização do desassoreamento do Açude Velho.
Dantas utilizou a tribuna para justificar a proposta, afirmando que o Açude Velho é o principal cartão postal de Campina Grande. Um grande manancial encravado no centro da cidade. “O Açude Velho possui um grande potencial inexplorado. Um grande espelho d’água em um dos metros quadrados mais valorizados da Paraíba”.
Dantas afirmou ainda que com o trabalho de desassoreamento do Açude Velho, viabilizaria, por exemplo, a prática de esportes náuticos de competição e de lazer.
O Açude Velho foi o primeiro açude da cidade de Campina Grande e foi construído por causa da seca que o Nordeste enfrentou de 1824 a 1828. Assim, a construção do açude pelo governo provincial paraibano foi iniciada em 1828 e concluída em 1830, sendo, por quase um século, o maior açude da região de Campina Grande. Antes de sua construção havia um curso d’água denominado “Riacho das Piabas”. Mais tarde, nos anos de 1845 e 1877, a região passou por outra grande seca, tendo sido o Açude Velho importantíssimo como fonte de água para a população.
Não somente os campinenses se beneficiaram com ele, mas também habitantes de outros municípios da Serra da Borborema. Hoje em dia, o Açude Velho constitui talvez o mais famoso cartão postal da cidade.
Outros açudes vieram a ser construídos mais tarde, nomeadamente o Açude Novo (1830) e o Açude de Bodocongó (1915). Em 1841 o Açude Velho veio a ser reconstruído.
André Gomes – Assessoria

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial