Joe Biden liga para Lula para cumprimentar pela vitória: ‘Estamos montando uma equipe para discutir o que fazer juntos’

Publicado em 1 de novembro de 2022

O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, conversou nesta segunda-feira (31) com Lula pelo telefone para cumprimentar o brasileiro pela vitória nas eleições no domingo. A ligação durou cerca de 20 minutos, segundo o governo americano. Biden disse que os EUA estão montando uma equipe para discutir o que pode ser feito em conjunto (veja abaixo).
De acordo com uma nota do governo dos EUA, durante a conversa Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis.
“Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os EUA e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional”, diz o texto.
Segundo autoridades americanas, o governo Biden pretende ter um engajamento forte e imediato com a equipe de Lula e reconhecer a importância do Brasil no cenário global.
Já houve dois acenos de aproximação
Nas próximas semanas, dirigentes do governo dos EUA devem ir ao Brasil para iniciar as conversas —um dos que devem chegar é Jake Sullivan, o assessor de segurança nacional de Biden.
Mesmo antes da vitória do petista, funcionários do governo americano tiveram contato com a campanha de Lula. Douglas Koneff, o encarregado de negócios entre EUA e Brasil, se reuniu com Lula antes do primeiro turno.
O senador Jacques Wagner, um dirigente do PT, veio até Washington e manteve reuniões com autoridades no departamento de Estado.
De acordo com fontes do governo dos EUA, as conversas foram produtivas.
Biden: estamos montando uma equipe
Horas depois da eleição, Biden afirmou que a chamada foi boa. “Estamos montando uma equipe para se reunir e discutir o que podemos fazer juntos. Ele quer focar no meio ambiente, na democracia, lidar com os pobres em seu país e salvar a Amazônia.”
Segundo uma autoridade da Casa Branca, há intenção de criar uma relação forte e imediata com a equipe de Lula.

A relação do governo dos EUA com Lula e Bolsonaro
Um dos principais focos da relação entre o governo Biden e Lula será a questão climática. De acordo com autoridades do governo americano, os dois lados estão alinhados sobre esse tema — que é uma das prioridades do líder americano.
A Casa Branca vinha sendo pressionada pela sociedade civil e por parlamentares dos EUA para não fazer negócios com o governo Bolsonaro, também por desrespeitar leis ambientais.
Bolsonaro e Biden não tiveram uma boa relação, apesar de Bolsonaro ser visto como um político mais alinhado aos EUA.
Bolsonaro, apoiador de Donald Trump, foi o último líder do G20 a parabenizar Biden. Os dois líderes nunca conversaram pelo telefone, só se encontraram uma vez, durante a Cúpula das Américas em junho e, segundo fontes do governo americano, “a conversa não foi boa “. Bolsonaro teria criado constrangimento ao levantar “teorias da conspiração” sobre a votação no Brasil.
A expectativa do governo americano é que com a aproximação de Biden e Lula, a relação de EUA e Brasil —tanto bilateral quanto multilateral— avance.
Foto: Ricardo StucKert / Reuters
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial