OMEBE-PB e VINACC preparam culto de celebração pelos 500 Anos da Reforma Protestante dia 28 de outubro em Campina Grande

Publicado em 29 de outubro de 2017

No dia 31 de outubro de 1517, o monge Martinho Lutero iniciou o mais importante movimento da história do cristianismo: A Reforma Protestante. Este mês, o maior acontecimento do século XVI está completando 500 anos.

Para a festejar a data, a Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e do Exterior(OMEBE), conselho estadual da Paraíba, e a Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC) estão preparando o “Culto de Celebração pelo Aniversário dos 500 Anos da Reforma Protestante”, que será realizado no próximo dia 28, às 19h30min, na Igreja Congregacional 13 de Maio, centro de Campina Grande.

No Brasil, as comemorações alusivas aos 500 anos da Reforma Protestante começaram por Campina Grande durante a realização do 19º Encontro Para a Consciência, em fevereiro último, inclusive com o lançamento da Bíblia da Reforma, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Pela programação elaborada pelas direções da VINACC e OMEBE, o preletor será o pastor Jámerson Lopes, da Igreja Evangélica O Brasil Para Cristo (CG). Na ocasião, haverá a apresentação do Grande Coral dos 500 Anos da Reforma. Esse grupo foi formado especialmente para essas comemorações em foco.
As duas entidades enviaram convites para pastores e igrejas de diversas denominações evangélicas com atuação ministerial em Campina Grande. E, pela importância do evento, espera-se a participação de um público recorde de representantes no culto.

HISTÓRIA
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que teve início do século XVI, quando, naquele 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, seu precursor, publicou na porta da Igreja do Castelo da cidade de Wittenberg as suas famosas 95 teses ou 95 proposições para serem debatidas, com o foco principal em debater vários pontos teológicos da doutrina católica romana, sobretudo a questão sobre a salvação pela fé somente, sem a ajuda das obras praticadas pelos cristãos.

Depois de Lutero, surgiram outros grandes reformadores protestantes os quais foram importantes ao movimento de renovação do cristianismo, como João Calvino, Filipe Melanchton, Theodore de Béze, Ulrich Zuínglio, Martim Bucer, Menno Simons e tantos outros.

Mais tarde, foram conhecidos os cinco princípios fundamentais da Reforma Protestante, conhecidos como: Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça) e Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

Em síntese, o resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores ou protestantes, originando o protestantismo.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial