Primeiro dia de invasão da Ucrânia tem 137 ucranianos mortos, diz presidente. Avião russo foi derrubado

Publicado em 25 de fevereiro de 2022

Saldo total do primeiro dia de ataque das forças russas à Ucrânia: 137 mortos, entre soldados e civis, e 316 feridos. A informação foi passada por Volodmir Zelenski, presidente ucraniano, nesta quinta-feira (24). Mais cedo, o Ministério da Saúde da Ucrânia havia informado um número menor de mortos e feridos.
O governo do presidente Volodmir Zelenski pediu à população da Ucrânia que doe sangue e que, caso precise de assistência médica, busque atendimento fora de hospitais.
De acordo com a agência EFE, a Rússia não informou se militares do país foram mortos durante a ofensiva, que se iniciou no fim da madrugada desta quinta-feira, no horário local.
As Forças Armadas da Rússia usaram armas de alta precisão contra infraestruturas militares, e, embora o Ministério da Defesa do país tenha garantido que civis não foram atacados, pelo menos quatro foram mortos hoje, em uma ofensiva de milícias separatistas pró-Rússia contra um hospital na região de Donetsk.
Neste primeiro dia de invasão, milhares de ucranianos deixaram o país rumo às nações vizinhas Hungria e Romênia. Houve informações de engarrafamentos quilométricos em estradas que levam à saída de Kiev, capital da Ucrânia.

MINISTRO UCRANIANO DIZ QUE DEFESA DO PAÍS DERRUBOU AVIÃO RUSSO
Duas fortes explosões foram ouvidas nesta sexta-feira (25) no centro de Kiev, capital da Ucrânia, no segundo dia da invasão russa. Três pessoas ficaram feridas, segundo as informações iniciais.
“Os ataques contra Kiev com mísseis de cruzeiro ou balísticos recomeçaram. Ouvi duas explosões fortes”, disse o vice-ministro do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, em sua conta no Telegram.
O ministro também afirmou que um avião russo foi derrubado pela defesa ucraniana. As cidades de Kharkiv e Mariupol registraram interrupções dos serviços de internet nesta quinta (24).
A progressão das forças russas levanta temores de uma multiplicação de ataques contra alvos estratégicos e governamentais na capital.
“Horríveis disparos de mísseis russos sobre Kiev. A última vez que nossa capital experimentou algo semelhante foi em 1941, quando foi atacada pela Alemanha nazista. A Ucrânia derrotou esse demônio e derrotará este também”, disse o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, em uma mensagem em sua conta no Twitter.
Na véspera, o aeroporto militar Antonov em Gostomel, às portas de Kiev, foi alvo de um ataque de forças russas que chegaram em helicópteros que entraram em confronto com unidades do exército ucraniano.
Essa infraestrutura está localizada no extremo norte de Kiev e os combates ali foram os mais próximos da capital que ocorreram no primeiro dia do ataque.
À noite, o presidente Volodimir Zelensky havia alertado sobre a presença de “grupos de sabotagem” russos que entraram em Kiev e pediu a seus cidadãos que estivessem vigilantes e respeitassem o toque de recolher em vigor.
FOTO: ARIS MESSINIS/AFP
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial